O tratamento varia dependendo dos sintomas e da sua gravidade. Algumas pessoas não precisam de tratamento. Pessoas com doença da hemoglobina C podem, raramente, precisar de transfusões de sangue. Quando o tratamento para doença da hemoglobina S-C é necessário, ele é semelhante ao tratamento da anemia falciforme.
Os indivíduos com hemoglobinopatia C possuem homozigose HbCC. Quando presente apenas um dos genes alterado, sendo o outro normal, é chamada de Traço C (HbAC). Pacientes com esta doença frequentemente apresentam anemia hemolítica e esplenomegalia.
Uma alteração nos níveis de hemoglobina, de modo que esses se apresentem abaixo do mínimo esperado, fazem com que a quantidade de hemácias no sangue fique reduzida. Pode ser causada por problemas como cirrose, anemia, leucemia, insuficiência renal, entre outros.
Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.
Portadores do traço falciforme (presença de hemoglobina S associada à hemoglobina A no exame de eletroforese de hemoglobina, característico de familiares de pacientes portadores de anemia falciforme ou drepanocitose) podem doar sangue normalmente.
Possíveis causas da anemia falciforme Embora os pais possam parecer saudáveis, se o pai e a mãe possuírem o gene AS (ou hemoglobina AS), que é indicativo de portador da doença, também chamado de traço falciforme, existe chance do filho ter a doença (25% de chance) ou ser portador (50% de chance) da doença.
Para equilibrar o alto teor desse mineral no organismo é necessário consumir proteínas vegetais. Nesse caso, algumas leguminosas podem ajudar. Boas opções para incluir na dieta são feijão, ervilha e grão-de-bico, que possuem ferro não-absorvível e grande quantidade de proteínas.
"A anemia falciforme caracteriza-se por apresentar glóbulos vermelhos com forma alterada, parecidos com uma foice - daí o nome. Já a talassemia é provocada por um gene que interfere na produção de hemoglobina, fazendo com que os glóbulos vermelhos fiquem menores e com menos hemoglobina que o normal", descreve a médica.
Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
Anemia: quais são os principais tipos?
Até ao momento cerca de 100 fármacos foram implicados na AIHA induzida por fármacos, incluindo: cefalosporinas (principalmente cefotetan e ceftriaxona), levodopa, metildopa, penicilina e seus derivados, quinidina e alguns antiinflamatórios não-esteroides.