Significado de traçagem: Traçar, dimensionar, marcar.
FABRICAÇÃO MECÂNICA TRAÇAGEM INTRODUÇÃO:A traçagem é sempre empregada quando se fabrica uma ou um numero de peças em todas as oficinas , nas usinas de máquinas pesadas etc... OBJETIVO:Guiar o operador nas diversas operações de usinagem e controle de dimensão das peças.
A traçagem plana é aquela que se realiza em superfícies planas (chapas ou peças de pequena espessura). Visto que se trata de marcar sobre um plano linhas e pontos que representam contornos da peça, e limites e pontos singulares da mesma, o problema, é, em tudo, análogo ao do desenho de uma peça no plano do papel.
A principal característica da traçagem é informar a correta localização de furos, rebaixos, canais, rasgos e outros detalhes, que em consequência ajuda a prevenir erros das devidas dimensões finais da peça, evitando a perda de material e trabalho.
AJUSTAGEM MECÂNICA – TECNOLOGIA APLICADA E OPERAÇÕES Fornece as aplicações dos instrumentos de verificação como gabaritos, esquadros e calibradores, além de abordar as operações mecânicas realizadas pelo profissional ajustador na indústria, mostrando as etapas, observações e os pontos chaves das novas tarefas.
Usar: Lima bastarda – quando desbastar mais que 0,5 mm. Lima murça – quando desbastar entre de 0,5 a 0,2 mm. Lima murça fina – quando desbastar menos que 0,2 mm. Não usar lima como instrumento de percussão, pé de cabra ou alavanca, a têmpera dada à lima a torna quebradiça.
Lima Chata: Utilizada em superficies planas e convexas. Lima Redonda: Usada em superficies côncavas, aberturas circulares e furos. Lima Triangular: Utilizada em Superficies Angulares internas e cantos de ângulos retos. Lima Quadrada: Usada em superficies planas, ranhuras, rasgos e ajustar furos retangulares e cantos.
As limas mais utilizadas são: Tipo K, Hedströen, K Flex e Flexo-File. Existem muitas outras disponíveis no mercado, sendo que cada uma delas possui um “design” próprio. As limas tipo K também são conhecidas como Limas Tipo Kerr, nome de uma das industrias fabricantes de instrumentos endodônticos.
A ação de limar Basicamente, há três formas de trabalhar com a lima: Limagem reta: movimento de vaivém longitudinal. A lima é empurrada sobre a peça diretamente para frente ou ligeiramente na diagonal. Translimagem: com as mãos segurando as extremidades, a lima é empurrada e puxada sobre a peça.
Aço para limas: Aço especial de alto carbono, em bobinas ou barras de diferentes dimensões e perfis (retangulares, quad- radas, triangulares, redondas e meias-canas), cortadas nos comprimentos apropriados. Forma bruta: O "blank" (pré-forma da lima) é aquecido e for- jado em martelos para formar a espiga e a ponta.
Suco de Limão! Como fazer: esprema os limões que sejam suficientes para cobrir a(s) lima(s) ou outra ferramenta que deseje limpar, use um recipiente que possa jogar fora depois de usado e que não precise espremer 50 limões para encher.
Segure pelo cabo e, se necessário, também pela ponta. Evite sempre o contato com os dentes da lima. A gordura e a umidade das mãos podem prejudicar a área de corte, reduzindo a vida útil da lima. A aplicação excessiva ou insuficiente de pressão na lima durante o trabalho reduz rapidamente sua vida útil.
Sempre guarde as ferramentas em locais secos, dando preferência às caixas especificas. Isso ajuda a controlar a umidade e evitar que enferrujem. Coloque giz nas caixas onde você guarda parafusos, pregos e outros itens. O giz absorve a umidade e evita a formação de ferrugem.
Para isso, coloque as ferramentas enferrujadas em um recipiente plástico e cubra com vinagre branco. Acrescente cerca de ¼ xícara (60 ml) de sal para cada litro de vinagre. O sal ajuda a aumentar a acidez do vinagre e acelera a dissolução da ferrugem. Deixe as ferramentas mergulhadas na solução de um a três dias.
Tire as partículas de sujeira e graxa. Misture um detergente de louça forte e água morna até formar bolhas. Depois, mergulhe as ferramentas e esfregue-as com uma esponja ou um pano até tirar todos os resíduos de óleos e sujeira. Por fim, tire os objetos da água.
Use Metal Galvanizado Primeiro, o revestimento de zinco atua como uma barreira impedindo que o oxigênio e a água atinjam o aço. Em segundo lugar, mesmo que o revestimento seja arranhado, o zinco continua a proteger as áreas próximas do metal por meio de proteção catódica.
Embora você tenha lido sobre a forma básica de usar peróxido e sal para fazer o metal enferrujar, o céu é o limite quando se trata dessa técnica. Remova o sal e depois borrife a peça com peróxido novamente. Tente quantidades diferentes de sal ou mergulhe seu metal na água depois de seco.
Como evitar a ferrugem dos parafusos? O jeito mais fácil de proteger parafusos e outros fixadores do processo de oxidação é impedir o seu contato com o ar e a água através de revestimentos ou óleos.
O que já falaram aí é o suficiente, Thiner, Bombril, WD e vaselina na buchinha antes de colocá-lo. Mas se estiver muito enferrujado, troque-o, não vale a pena tentar arrumar. qualquer coisa, usa um pouco de coca cola e depois esfrega com bombril!!৬ নভেম্বর, ২০১০
Como tirar parafuso enferrujado ou preso?
Não deve ser diluído. Aplicar uma demão com pincel, rolo ou trincha e aguardar a sua perfeita secagem antes de pintar a peça. Em caso de ferrugem mais acentuada, lixar novamente a superfície e aplicar sobre ela mais uma demão do produto, mas sempre aguardando a secagem da primeira.
ARMATEC ZN é aplicado como pintura com pincel, em 2 demãos, respeitando o consumo por m², com intervalo mínimo de 3 horas entre cada demão, na temperatura de 25 °C. O ARMATEC ZN deve ser aplicado em toda a seção da barra a ser tratada, com o máximo de precisão possível para não deixar falhas.
Como aplicar FERROX®? É muito simples. Primeiro, ferrugem muito grosseira ou em escamas, deve ser removida por meio de escovas de aço ou lixas. Aplicar então uma demão de FERROX® (se possível a pincel) sobre a ferrugem residual.