EQST

Em Qual Das Situaçes Abaixo O Calor Transportado Por Convecço?

Em qual das situações abaixo o calor é transportado por convecção?

Das alternativas, a única correta é a que fala do ar condicionado (no caso o fluido é o ar). Ocorre convecção! Nas outras alternativas, a transferência de calor se dá por radiação ou condução.

Onde ocorre a convecção térmica?

A convecção térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre nos líquidos e gases. ... Para se atingir o equilíbrio térmico (mesma temperatura) entre dois corpos, o calor transfere a energia térmica de um corpo (com maior temperatura) a outro (de menor temperatura).

Como ocorre o processo de convecção térmica?

Convecção térmica, ou simplesmente convecção, é um processo de transmissão de calor. Quando um fluido, como o ar ou a água, é aquecido, suas porções mais quentes podem sofrer dilatação térmica, expandindo seu volume. Em outras palavras, esse fluido aquecido passa a ocupar um volume maior do que o fluido nos arredores.

Onde ocorre a irradiação?

A irradiação (ou radiação) térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, chamadas de ondas de calor. ... Importante destacar que a condução e a convecção são produzidas em meios materiais, enquanto a irradiação pode ocorrer nos materiais e ainda, no vácuo.

Onde ocorre a radiação?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. Esse processo pode ocorrer em um meio material ou no espaço (vácuo).

Onde a radiação é usada no nosso cotidiano?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

O que gera a radiação?

Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.

Quais são os efeitos da radiação no corpo?

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Quais são os benefícios e malefícios da radiação?

Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.

O que a radiação de Chernobyl causou nas pessoas?

Outra importante consequência do acidente de Chernobyl foi o aumento da quantidade de câncer na população ucraniana e bielorrussa, principalmente. Existem estudos que apontam que, até 2005, cerca de 6 mil crianças desenvolveram câncer de tireoide em consequência da exposição à radiação.

O que acontece se entrar em Chernobyl?

Visitar a Zona de Exclusão de Chernobyl é surpreendentemente seguro. Os níveis de radiação estão controlados nas áreas abertas à visitação, sem perigos para curtas exposições. Aliás, vale mencionar que estamos expostos a diferentes níveis de radiação no dia a dia, do ar que respiramos aos alimentos que comemos.

O que aconteceu com as pessoas de Chernobyl?

A explosão matou imediatamente dois funcionários de Chernobyl, mas 28 bombeiros e membros das equipes de resgate morreram nos primeiros três meses por males associados à radiação. A Organização Mundial da Saúde, por sua vez, calcula em 9 mil pessoas o número de vítimas fatais.

Qual tipo de radiação de Chernobyl?

As usinas nucleares produzem energia através da fissão nuclear de materiais instáveis. ... O material usado na usina nuclear de Chernobyl era o Urânio-235, o mesmo material usado hoje nas duas usinas desse tipo que existem no Brasil, Angra 1 e 2, localizadas em Angra dos Reis (RJ) – atualmente, Angra 3 está em construção.

Qual a radiação de Chernobyl hoje?

Os índices de radiação no ambiente atualmente ficam entre 0,9 e 2 microsievert por hora — a medida é utilizada para avaliar o impacto da radiação em humanos.

Quantos anos o desastre de Chernobyl?

Chernobyl 35 anos: turistas poderão sobrevoar local do acidente nuclear. Em 26 de abril de 1986, um erro humano no reator 4 da usina de Chernobyl causou o maior acidente nuclear da história e a morte imediata de 31 pessoas.

Quem foi o culpado por Chernobyl?

Anatoly Stepanovitch Diatlov (em russo: Анатолий Степанович Дятлов; Krai de Krasnoiarsk, 3 de março de 1931 – 13 de dezembro de 1995) foi um engenheiro ucraniano. Quando vice-engenheiro-chefe da Usina Nuclear de Chernobil, foi o supervisor do experimento fatal que resultou no acidente nuclear de Chernobil.

Quando a cidade de Chernobyl se tornará habitável?

Portanto, o efeito de radiação presente no solo é muito mais prejudicial para o ambiente do que a explosão de alguns quilos de radiação no ar. Segundo especialistas, a expectativa é que a região afetada de Chernobyl volte a se tornar habitável daqui a cerca de 20.

Quantos km atingiu a radiação de Chernobyl?

Atualize a sua página para tentar novamente. O alto nível de radiação afetou as regiões no entorno da usina, chegando a uma área de 100 mil km. A cidade que abrigava os trabalhadores de Chernobyl era Prypiat, construída para essa função em 1970.

Quanto tempo a radiação fica no ar?

Ou seja, a radiação inicial de um acidente nuclear pode ser muito mais baixa que a de uma bomba, mas seu tempo de vida será muito mais longo. Calcula-se que milhares de anos se passarão – estimativas citam até 20 mil anos – para que a zona de exclusão de Chernobyl volte a ser habitável.

Qual o número de mortos na tragédia de Chernobyl?

O que foi a tragédia de Chernobyl Brainly?

O que foi a tragédia de Chernobyl ?? ​ O acidente de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 e foi o mais grave na história da energia nuclear comercial. A explosão do reator nuclear causou uma enorme liberação de resíduos tóxicos em grandes áreas da Bielorrússia, da Ucrânia e da Rússia.