A manchete é uma forma de tocar a bola com o antebraço. Para realizar essa ação, o jogador acerta a bola de baixo para cima, com os braços estendidos, as mãos unidas e as pernas flexionadas. É uma técnica utilizada para a realização de uma recepção, de um levantamento e também para defender bolas baixas.
O toque é o elemento mais característico de um jogo de voleibol e deve ser dominado por todos os jogadores. Sua descrição será feita em duas etapas: 1 – Entrada sob a bola: Os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo.
Quando o serviço toca na linha é considerado dentro, “bola boa”. ... Se a bola tocar na rede e passar dentro da quadra do adversário, é considerado ponto./span>
Líbero: O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. ... O líbero deve utilizar uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão da equipa nem atacar, bloquear ou sacar./span>
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Só mais tarde alguém teve a ideia de cortar o fundo da cesta, fazendo com que a bola caísse de volta à quadra. As regras foram oficializadas, primeiro no próprio clube, no boletim da ACM em 1892, e mais tarde em 1932, com a fundação da Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA).
9. A BOLA A primeira bola de basquete foi feita pela A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachussets) ainda em 1891, e seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol. Atualmente as bolas são fabricadas em couro ou borracha especificamente para a prática do basquetebol./span>
O material indispensável do jogador de basquete é formado por uniforme, calçados e bola. Primeiramente, o uniforme. No basquete, ele é formado por uma bermuda e uma regada que facilita o movimento dos braços. A cor das camisetas serve para diferenciar as equipes.