EQST

So Caractersticas Do Estilo Barroco Exceto?

São características do estilo barroco exceto?

Fazem parte das características do barroco exceto: objetivismo e razão. O Barroco foi um movimento cultural que, em oposição ao Classicismo, buscou valorizar a tradição Cristã. No Brasil, o Barroco se iniciou por volta do século XVII com o seu auge no século XVIII.

Quais temas incluem o movimento barroco?

São elas:

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

Quais aspectos culturais definem o barroco?

As principais características do Barroco Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

O que o barroco recuperou na arte?

O estilo atingiu pintura, literatura e arquitetura. Valorizava sensibilidade, rebuscamento, contraste e uma volta a temas religiosos. ... Era importante incentivar a sensibilidade como instrumento próprio à experiência mística que a Igreja procurava valorizar.

O que Pode-se dizer sobre o barroco brasileiro como movimento artístico?

Pode se dizer que a arte barroca foi essência funcional prestando se muito bem aos fins a que foi posta a servir : Além de sua função puramente decorativa facilitava a obsorcao da doutrina católica e dos costumes tradicionais .

Qual era o conflito e como o barroco era utilizado?

O barroco estava inserido no conflito religioso da Reforma protestante e da Contrarreforma católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo, principalmente através da arte como meio de reafirmação dos valores católicos.

Porque a arte barroca é considerada dramática?

A)Representava os dramas da vida cotidiana. B)Historicamente o Barroco representava momentos bíblicos, retratando sempre pessoas em movimento, cenas trágicas e muitas alegorias em uma só imagem. ... E)Era dramática, pois estava sempre representando a morte.

Qual a relação entre a reforma protestante e a arte barroca?

A Reforma Protestante e a Arte Barroca (assim com os outros estilos a ela associados) se relacionam como diferentes aspectos de um mesmo conflito teológico-cultural, sendo a Arte Barroca uma das respostas da Igreja Católica aos Protestantes.

Qual a relação entre a arte barroca e a Igreja Católica?

A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.

Qual a principal diferença entre arte jesuítica e a arte barroca?

A principal diferença entre arte jesuítica e a Arte Barroca é o grau de sofisticação, já que o Barroco é uma escola artística mais recente que a Companhia de Jesus, tendo a Companhia surgido em 1534 e o Barroco só no final daquele mesmo século.

O que foi a pintura ilusória no barroco brasileiro?

As pinturas de teto nas Igrejas brasileiras do período eram conhecidas pelo seu efeito ilusório, através da perspectiva e seus efeitos de profundidade concebidos pela pintura. Um artista muito conhecido e que influenciou muitos outros na mesma área foi Ataíde - Manuel da Costa Ataíde.

Quais são as pinturas e as esculturas no período barroco no Brasil?

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas.

Quais são as características do barroco na pintura?

Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.