LOBO TEMPORAL As motoras são estimuladas por meio de brincadeiras. Mas há momentos em que o filho deve soltar a imaginação sozinho. “São oportunidades para desenvolver o pensamento mágico que os adultos não têm”, afirma a pediatra Ana Maria de Ulhôa Escobar.
O lobo temporal é uma parte do cérebro exclusiva dos primatas, sendo maior no ser humano, acomodando 17% do córtex cerebral. As principais funções relacionadas a este lobo incluem audição, olfato, função vestibular, memória, interpretação de imagens, linguagem e comportamento emocional.
A fissura responsável por esta divisão é a fissura longitudinal medial. As funções cognitivas e o processamento de informação de nível mais elevado ocorrem no córtex cerebral. Algumas funções do córtex cerebral incluem pensamento e raciocínio, memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem.
O uncus participa e estaria associado principalmente a funções relacionadas ao sistema límbico e ao olfato. Participar da codificação da memória de trabalho e contribuir para sua consolidação. ... Outra de suas funções está ligada ao sistema olfativo, processando e transmitindo suas informações.
Giro temporal superior: localizado entre os sulcos lateral e temporal superior. Esse giro prolonga-se até a intersecção entre os lobos parietal e occipital. Apresenta uma parte profunda, dirigida medialmente no sulco lateral, denominado de giro temporal transverso. Essa área está relacionada com a audição primária.
O Córtex Cerebral é a região mais importante do nosso Cérebro pois é nesta região que ocorre o surgimento do pensamento humano e as inúmeras funções complexas que nos diferencia como espécie: fala, movimento voluntário, sensibilidade, visão, memória e emoções.
O Giro para-hipocampal (Syn. hippocampal gyrus) é uma substância cinzenta do córtex cerebral, região do cérebro que envolve o hipocampo e faz parta do sistema límbico. Esta região desempenha um papel importante na codificação e recuperação de memória e tem sido envolvida em alguns casos de esclerose do hipocampo.
Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central é ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pré-central, e outro posterior, giro pós-central. As áreas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.
O sulco central é um sulco ou fissura no córtex cerebral no cérebro de alguns vertebrados. ... O sulco central é um acidente macroscópico evidente no cérebro, separando o lobo parietal do lobo frontal, e o córtex motor primário do córtex somestésico primário.
Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.
Giro é uma saliência do córtex cerebral. É geralmente cercado por um ou mais sulcos.
Giros: Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior. Giro Temporal Médio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occípito-temporal.
Com aspecto bastante semelhante ao miolo de uma noz, o cérebro possui massa de tecido cinza-rósea com duas substâncias: a branca, na região centra, e a cinzenta, que é a que dá origem ao córtex cerebral.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. ... Ele pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.
Hemisférios do Cérebro Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.
Poderíamos dizer que a função cerebral, como parte do Sistema Nervoso Central (CNS) é regular a maioria das funções corporais e mentais. ... Porém, as funções cerebrais supremas, como raciocinar, memorizar e prestar atenção, são controladas pelos hemisférios e os lobos que compõem o córtex.
→ Funções do cérebro O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.
Pedro A. Grisa constata que “o ser humano é um, mas funciona como dois”, referindo-se às duas funções mentais básicas: consciente e subconsciente. ... O subconsciente é o que faz o ser humano agir e reagir sem querer, segundo programações nele existentes.
O cérebro é o órgão mais importante do ser humano. Trata-se de um órgão extremamente complexo que desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo. Além disso, a ausência de atividade cerebral define a morte clínica.
Na verdade, esse tipo de aprendizagem está submetido a importantes fatores biológicos. O animal aprende a associar estímulos que sejam relevantes para sua sobrevivência. O cérebro está capacitado a perceber alguns estímulos e não outros, ou seja, é capaz de discriminar algumas relações dentro do ambiente.
Hipocampo
Pois é, a forma como o cérebro aprende também diz muito do estímulo que ele recebeu ao longo de seu desenvolvimento. ... A comunicação verbal e todo o aspecto cognitivo são habilidades aprendidas e aperfeiçoadas com esses estímulos. Tudo isso é resultado do aprendizado do cérebro.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.
O cérebro precisa entender que a nova língua faz parte da vida cotidiana, portanto, o ideal é impulsionar o aprendizado por meio de filmes, séries, games, bate papo com colegas via redes sociais e aplicativos onde seja necessário interagir por meio da escrita e da fala.
A respeito disso, uma das grandes descobertas da neurociência é que o cérebro humano, ao contrário do que se pensava, não é imutável — muito pelo contrário, ele pode se renovar e gerar novas sinapses de acordo com suas experiências. Ou seja, quanto mais você aprende, mais o seu cérebro é estimulado.