Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio e melhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. ... Os exercícios aeróbicos têm como característica comum a utilização de uma intensidade média e uma média/longa duração.
A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para realização dessa modalidade é necessário controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade.
A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).
A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação , flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa .
Existem 5 categorias em Ginástica Acrobática, são elas os Pares Femininos constituída por dois elementos do sexo feminino um base e um volante, os Pares Mistos constituído por um elemento base do sexo masculino e um volante do sexo feminino, Pares Masculinos constituído um base e um volante do sexo masculino, Grupos ...
Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.
É a mais nova modalidade da FIG e é caracterizada pala execução de exercícios de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. É um esporte bonito, dinâmico e espetacular para homens e mulheres.
Cada atleta tem uma função na equipe de ginástica acrobática. Quando é realizado por duplas existe o volante e o base. Sendo que o primeiro é responsável por fazer os equilíbrios, bem como os mortais. Já o base é que sustenta esses equilíbrios e os lançamentos do volante.
Características do volante: - O Intermediário - nos grupos (trios e quartetos) aparece o intermediário, que deve ser o mais versátil do grupo. Pode executar as funções de base ou de volante, portanto deve ter as qualidades das mesmas. Por vezes, nos grupos femininos o intermediário assume o lugar de segundo base.