Conhecida como “Mal das cadeiras” ou “Surra”, a Tripanossomose é uma doença causada por protozoário do gênero trypanossoma que acomete a corrente sanguínea e absorve os nutrientes do animal fazendo com que ele apresente dificuldades para se alimentar.
A leptospirose pode se manifestar em bovinos de três formas básicas. A forma aguda, na qual os animais, geralmente jovens, apresentam apenas febre, anorexia, hemoglobinúria (presença de hemoglobina na urina em excesso), podendo raramente ocorrer aborto.
A papeira é causada por deficiência de iodo no pasto consumido pela vacas. A maneira de evitar que os bezerros nasçam mortos, ou com bócio, é fornecer iodo às vacas. O modo mais prático de fazê-lo é por meio do sal iodado, da adição de iodo às misturas minerais ou de injeções periódicas de suspensão oleosa de iodo.
Sintomas da tuberculose bovina:
Resumo: A brucelose e a tuberculose bovina são doenças infeccios de grande impacto para a cadeia da pecuária bovina no Brasil e no mundo, pois, além de determinarem sérios prejuízos diretos e indiretos ao sistema produtivo, constituem importantes zoonoses.
Todo animal que apresenta resultado positivo em testes de diagnóstico de brucelose e tuberculose deve ser marcado com “P” no lado direito da face e eliminado (abatido ou destruído) em 30 dias. O médico veterinário habilitado é o responsável por esta identificação e eliminação destes animais positivos.
Como é feito o diagnóstico O diagnóstico da brucelose é feito com o objetivo de isolar e identificar a bactéria causadora da doença, por meio da cultura de sangue, medula óssea, tecidos ou secreção. Além disso, o médico pode solicitar a realização de exames sorológicos ou moleculares para confirmar a doença.
O diagnóstico laboratorial específico da brucelose pode ser realizado por meio de testes diretos (cultura e PCR) e testes indiretos que detectam a presença de anticorpos anti-Brucella spp.
da tabela integrante do Decreto nº 59.
As fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade devem ser vacinadas com um dos tipos da vacina. De acordo com o veterinário Raul Mascarenhas, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), a imunização do animal persiste por sete anos.
Devem ser vacinadas todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 3 a 8 meses até o dia 30 de novembro. Apenas uma única dose da vacina contra a brucelose é administrada nas fêmeas bovídeas nesta faixa etária e não precisa ser repetida no decorrer da vida útil do animal. Os machos não precisam ser vacinados.
QUAIS ANIMAIS DEVEM SER TESTADOS? Todos os bovinos e bubalinos, machos e fêmeas, com idade igual ou acima de 6 semanas de idade.
Mas tão importante quanto as vacinações de aftosa e raiva, a compulsória contra a brucelose das bezerras de três a oito meses se faz importante e necessária. Isso porque é nessa idade que as fêmeas, ainda não púberes, recebem a vacina para estimular o sistema imune a construir defesa contra essa enfermidade.
Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT — Português (Brasil)
Aplicar a vacina por via subcutânea, na dose de 2 mL, em bezerras de 3 a 8 meses de idade. Observações: Após reconstituição deverá ser usada imediatamente. Manter os frascos ao abrigo da luz do sol e calor conservando-os sob refrigeração à temperatura de 2°C a 8°C.
A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.
Como a tuberculose é transmitida? A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.
O M. bovis pode ser transmitido pela inalação de aerossóis, por ingestão ou através de lesões na pele. A importância dessas vias de transmissão varia entre as espécies. A tuberculose bovina é geralmente mantida em populações bovinas, mas por vezes outras espécies podem tornar-se reservatórios.
Brucelose bovina é uma doença infecto-contagiosa, sendo considerada uma doença de caráter zoofílico. Os humanos são hospedeiros acidentais e podem ser infectados via exposição a animais infectados ou consumo de alimentos contaminados. Palavra chave: Brucelose bovina, Brucella sp Tema: Medicina Veterinária.
“Ela gera prejuízos á bovinocultura de corte e de leite já que causa abortos no terço final de gestação, nascimento de bezerros fracos, prematuros (que nascem e morrem em até 24 horas) e retenção de placenta, que acaba causando pus e infecção uterina (o que pode levar à infertilidade temporária ou permanente das fêmeas ...