Uma palavra ou expressão tem um significado pejorativo quando usado para criticar, escárnio ou ridicularização outra pessoa, ou uma idéias coletivas. A palavra pejorativa vem do peiorare Latina, o que significa pior.
Quando nos comunicamos que são bastante comuns para expressar nossas preferências, gostos e desgostos. O que encontramos desagradável que expressá-lo com um termo depreciativo, ou seja, de forma pejorativa. Uma palavra ou expressão tem um significado pejorativo, quando utilizado de forma insultuosa ou difamatória. Assim, a palavra judaica indica, em princípio, que alguém professa uma religião, mas o termo judeu tem sido historicamente utilizada como um insulto.
Consideração de uma palavra como pejorativo depende da intenção do falante, o contexto cultural e tom que é utilizado na comunicação. Em alguns casos, um termo pode ser dito forma amigável insultuoso, como acontece com algumas expressões da Andaluzia.
Uma palavra ou expressão é pejorativa ou não depende das tradições culturais de cada país ou comunidade. Se dois amigos negros cumprimentar uns aos outros e um diz ao outro “negro” nenhum insulto, mas você pode ter se é uma pessoa branca que vai para um negro. Existem muitos termos com uma conotação pejorativa. Assim, na palavra maketo País Basco para aqueles que não são bascos eo mesmo acontece na Catalunha com a palavra charnego ou nas Ilhas Canárias com o termo gótico é usado. No século XIX, em Espanha defensores da tradição política francesa eles foram chamados Francophiles, um nome claramente pejorativo.
Um cigano é alguém que pertence à Roma, mas na prática este termo é usado como um insulto, o que implica que ele é alguém que está envolvido em qualquer actividade criminosa ou suspeito.
Um caso curioso é o caso com o termo oficial, que, em princípio, é alguém que trabalha para a administração pública, mas na cultura espanhola é frequentemente usado depreciativamente a esta forma coletiva. Espanha é um país visitado por turistas, que em linguagem popular são conhecidos como “turísticas”, uma denominação igualmente desdenhosa.
A conotação pejorativa de uma palavra pode evoluir e, nesse sentido, é preciso lembrar que a palavra “fascista” ou “espanhol” tinha laudatórios décadas conotação e agora pode ser usado como um insulto. Algo muito semelhante acontece com o grito “Viva Espanha!” Que por muitos anos mostrou uma expressão de orgulho e patriotismo e hoje nacional é interpretado de forma muito negativa por grandes segmentos da população.