EQST

Transversal?

Transversal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Em termos concretos, a palavra cruzada é um qualificador tipo de adjetivo usado para designar tudo o que atravessa, para cortar algo para algumas de suas seções. A idéia vem de transversalidade ciências exatas, por exemplo, em matemática e geometria, quando falamos de uma linha ou um elemento geométrico que se cruza com outra e dividida em várias secções ou porções. No entanto, na prática, e seguindo essa idéia, a palavra cruzada é usada para situações muito diferentes que vão desde o arco do científico para o arco de praticidade que podem ser observados na vida cotidiana.

No caso da matemática, a idéia de transversal ou integração tem a ver com interseção ou dividido a partir do cruzamento de vários deles conjuntos juntos. Quando dois elementos não se cruzam, estas podem ser paralelos e rodando no mesmo sentido (por exemplo, duas linhas). No entanto, para ser perpendiculares entre si, que transversalidade refere-se precisamente com a noção de “atravessar” e que pode tornar duas linhas se encontram um ponto é gerado.

Tomando essa idéia como base, a noção de integração pode ser observado em muitas áreas da vida. Por exemplo, quando falamos sobre questões de ensino e pedagogia. Neste sentido, a integração é o fenômeno pelo qual um único tema ou conteúdo pode ser abordado por vários assuntos se cruzam, conseguindo assim um melhor e mais completa utilização do assunto. Um exemplo claro disso é quando questões de sexualidade podem ser tomadas a partir do ponto de fatores biológicos, psicológicos, sociais, etc.

Em geografia, há também a transversalidade quando observamos que um landform atravessa para o outro, como quando um rio corta uma cadeia de montanhas, uma cidade ou um campo. Por outro lado, na política, podemos falar de transversalidade, se estamos nos referindo a correntes ideológicas, partidos ou projetos que trazem diferentes pontos de vista e não são unívocas políticos.