Revelação é o ato gracioso de Deus pelo qual Ele comunica a nós coisas a respeito de Si mesmo e do nosso relacionamento com Ele. ... Revelação se refere a “o que” Deus comunicou. Inspiração tem a ver com “como” Deus comunicou. Além disso, a revelação é mais ampla, enquanto a inspiração se refere apenas às Escrituras.
“A palavra plenária significa “plena” ou “completa” e refere-se ao fato que a Escritura é inspirada em todas as suas partes, em todos os diferentes tipos de literatura que ela contém e em todos os assuntos que aborda.
Em Timóteo 3,16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
lavra inspiração simplesmente significa “Divinamente inspirada”. ... Mesmo havendo diferentes opiniões a respeito de até que ponto a Bíblia é inspirada, não pode haver dúvidas de que a própria Bíblia afirma que cada palavra, em cada parte sua, ela é inspirada por Deus (I Coríntios 2:12-13; II Timóteo 3:16-17).
Os livros da Bíblia foram escritos por homens, mas são o resultado de uma revelação divina”, diz o monge dom João Evangelista Kovas, do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Segundo a igreja, quem escreveu a Bíblia foi Deus. Entretanto, para escrever todos os livros sagrados contidos nela, Deus escolheu alguns homens. Estes agiram de acordo com as ordens divinas e escreveram tudo o que Ele queria, tornando-se os autores da Bíblia.
Os leitores, estudiosos e crentes nas Escrituras recebem seu entendimento por Iluminação. Iluminação é o entendimento das verdades bíblicas produzidas pelo Espírito Santo na vida do homem ou mulher de fé em Deus.
O apóstolo Paulo foi o autor que mais escreveu livros da bíblia. Ao todo foram escritos treze epístolas. São estes os livros: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.
Antigo Testamento 50 Livros.
Os possíveis autores
Autoria. Por ser uma coleção de livros, o Novo Testamento foi escrito por vários autores. A visão tradicional é que esses livros foram escritos ou por apóstolos, como Mateus, João, Pedro e Paulo; ou por discípulos que trabalharam sob a direção desses apóstolos, como Marcos e Lucas.
grego
1 Pedro, 2 Pedro = Pedro – 60 D.C. 1 João, 2 João, 3 João = João - 90 D.C. Judas = Judas – 60 D.C. Apocalipse = João – 90 D.C.
O livro mais antigo da Bíblia NÃO é Gêneses: O livro mais antigo é o de Jó. Ambos, têm sua autoria atribuída ao profeta Moisés. Este último conta a história de um homem que dá título ao livro, Jó.
Todos os textos bíblicos foram escritos originalmente em hebraico e grego, com poucas partes em aramaico. ... Cada livro foi elaborado em épocas distintas, sendo reunidos nos primeiros séculos da igreja cristã.
Ela foi escrita em 2 línguas diferentes e um dialeto. O velho testamento tem a sua grande maioria escrito em hebraico, mas tem alguns textos ou livros escritos no aramaico. ... A bíblia como conhecemos é formada por um total de 66 livros, sendo 39 livros do antigo testamento e 27 do novo testamento.
Os Concílios que decidiram quais livros estariam na bíblia A bíblia que você conhece hoje ela foi decidida no concilio de treno, no século XVI. Nesse encontro na Itália foi definida a lista de livros que compõe a bíblia sagrada. Todo esse processo não foi de um dia para noite.
O texto em Hebraico ou o Texto Massorético da Torá tem-se por tradição que foi fixada no século IV d.C., mas os manuscritos mais antigos existentes que sejam completos ou quase completos são o Codex Aleppo, de cerca do ano 920, e o Códice de Leningrado, datado do ano 1008.
GRANDES LIVROS SAGRADOS – A TORÁ, O ALCORÃO E A BÍBLIA A literatura religiosa, além de ser uma das mais antigas da história da humanidade, é até hoje um instrumento poderoso e influente em todo o mundo.
Judaísmo
Índia: na região do Punjab, onde nasceu o hinduísmo, também floresceu o jainismo, religião com cerca de 4,2 milhões de seguidores, cujo principal texto sagrado é o Tattvartha Sutra.
Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.
Emerli Schlögl . Os povos fazem religião, cada um de sua maneira. Este jeito de fazer religião acaba sendo registrado, guardado e transmitido para as pessoas que virão no futuro, através de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, escultu- ras...