São duas as principais enzimas do fígado, conhecidas como aspartato aminotransferase (AST ou TGO) e alanina aminotransferase (ALT ou TGP). Concentrações altas dessas enzimas no sangue tendem a indicar alterações ou doenças no fígado.
Mas quando o fígado está com problemas, estas enzimas são derramadas no fluxo de sangue. Entre as mais sensíveis destas enzimas é as mais representativas estão as transaminases. Elas incluem a aminotransferase de aspartate (AST ou SGOT ou TGO ou GOT) e a aminotransferase de alanine (ALT ou SGPT ou TGP ou GPT).
Como evitar o aumento do Gama GT?
O exame de gama GT tem por função medir a quantidade de enzimas no sangue e avaliar a função hepática. A gama GT está nas células das vias biliares e a possível lesão dessas células, tende a causar a elevação de suas enzimas no sangue.
A GGT catalisa a transferência de grupos gama-carboxila do glutamato a um peptídeo, geralmente o dipeptídeo Gly-Gly. Esta enzima é também conhecida como gama-glutamil transpeptidase. Encontra-se como enzima associada às membranas, mas também está no citosol, especialmente nos epitélios dos dutos biliares e renais.
A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.
Para que serve o exame EAS O exame EAS é solicitado pelo médico para avaliar o sistema urinário e renal, sendo útil para identificar infecções urinárias e problemas nos rins, como pedras nos rins e insuficiência renal, por exemplo.
Esse exame avalia os níveis da enzima transaminase glutâmico oxalacética (TGO) no sangue. Exame TGO é o exame laboratorial que mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) no sangue. Ele serve principalmente para investigar problemas no fígado, nos músculos e no coração.
A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
TGO e TGP, também conhecidas como transaminases, são enzimas normalmente dosadas com o objetivo de avaliar a saúde do fígado.
Em indivíduos saudáveis, os níveis de TGO no sangue são baixos. Quando o fígado está danificado essas quantidades sobem. Comumente, o exame é pedido em conjunto com o exame de transaminase glutâmico pirúvica (TGP).
Os valores de referência do exame da fosfatase alcalina variam com a idade, devido ao crescimento: Crianças e adolescentes: < 2 anos: 85 - 235 U/L. 2 a 8 anos: 65 - 210 U/L.
A fosfatase alcalina é uma hidrolase que remove grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo nucleotídeos, proteínas e alcalóides; como o próprio nome sugere, essa enzima é mais ativa em soluções alcalinas. O processo de remoção desses grupos fosfatos é conhecido como desfosforilação.