Exemplos de metonímia A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
Metonímia
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. ... Meu coração é um balde despejado.
Por exemplo:
Quando são usadas no sentido que se encontra no dicionário, diz-se que seu sentido é denotativo ou literal. Se usada essa mesma palavra em sentido figurado, estamos diante de um sentido conotativo. Entre as figuras mais usadas está a metáfora. ... A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. ... Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.
A palavra "literalmente" é usada para indicar que as palavras que proferimos são tomadas ao pé da letra, ou seja, seu uso indica um processo de desmetaforização. Porém, muitas pessoas usam de forma incorreta.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de comunicação. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual.
Significado de Figurada Figurada é o feminino de figurado. O mesmo que: imaginária, fictícia, hipotética, metafórica, suposta, translata, tropológica.
A linguagem figurativa é usada em prosa e poesia para criar camadas de significado que o leitor acessa através dos sentidos, simbolismos e dispositivos de som.
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que pos- suem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.
Sentido literal, portanto, é tudo aquilo que tem o sentido exato e, nesse caso, podemos dizer que “exato” quer dizer “sentido do dicionário”. ... Por exemplo, quando você diz: “Meu carro quebrou”, tais palavras estão no seu sentido de dicionário, ou seja, literal.