Existem dois tipos de osso: trabecular e cortical. O osso trabecular está presente principalmente nas vértebras, crânio, pélvis e porção ultradistal do rádio; já o osso cortical predomina nos ossos longos, colo femoral e rádio distal.
A arquitetura do trabeculado ósseo no fêmur proximal é composta por um grupo de compressão (trabéculas verticais) e de tensão (transversais; oblíquas).
Já o osso trabecular é encontrado na porção interna dos ossos longos, corpos vertebrais e pelve. É mais ativo metabolicamente que o cortical e fornece suprimento inicial nos estados de deficiência mineral, sendo perdido mais rapidamente na osteoporose que o osso cortical.. .
O periósteo, que é uma camada de tecido conjuntivo que recobre os ossos, possuo a função de receber os nutrientes e passar para as demais camadas por difusão.
Periósteo é a membrana externa de tecido conjuntivo denso que envolve todos os ossos do corpo humano. Essa membrana tem por característica ser vascularizada, fibrosa e resistente. Além disso, os ossos apresentam uma membrana mais interna, chamada de endósteo.
O periósteo é constituído por um delicado tecido conjuntivo fibroso que reveste cada elemento do esqueleto como uma bainha, exceto nos locais de cartilagem articular. Apresenta dois folhetos, um superficial e outro profundo em contato direto com o osso.
Resposta: Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem; Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso; Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo. Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
PERIÓSTEO E ENDÓSTEO A superfície externa dos ossos é revestida por células e externamente às células por uma camada de tecido conjuntivo denso modelado. Este conjunto é denominado periósteo. Com exceção das superfícies articulares, toda a superfície externa dos ossos é envolvida por periósteo.
Exercício aumenta a função das células imunes Esse efeito não dura para sempre, mas aumenta o tempo para fortalecer as defesas do organismo. Dessa forma, exercitar-se de 30 a 60 minutos por dia é suficiente para desencadear essa resposta imune.