As 15 lagartas mais venenosas do mundo
Nos últimos anos, mais de cem pessoas foram acidentadas com os espinhos venenosos dessas lagartas. Os sintomas típicos na pessoa acidentada são edemas ou manchas escuras na pele (Fig. 7) e hemorragia interna e externa (Fig. 8).
Uma espécie brasileira em particular, a Lonomia obliqua, tem veneno tão potente que pode causar hematomas generalizados, urina escura e hemorragias graves, podendo levar à morte.
Taturana, também conhecida como tromba de elefante (do tupi antigo tataûrana, "que se parece com fogo escuro", pela aglutinação de tatá, "fogo", una, "escuro" e rana, "semelhante"), marandová , maranduvá, embira, ambira, lagarta-de-fogo, bicho-cachorrinho, bicho-que-queima, bicho-cabeludo, mandruvá ou mondrová é o ...
Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.
São larvas de insetos cientificamente chamados de lepidópteros. Popularmente chamados de taturana, oruga, ruga, lagarta-de-fogo, tapuru, pararama. Provocam acidentes cujo envenenamento é decorrente da penetração de cerdas ou espículas na pele e conseqüente inoculação de toxinas.
Para lagarta-de-fogo, recomenda-se, como controle mecânico, a eliminação dos casulos aderidos aos ramos e tronco da planta. Para controle químico, pode-se usar fentiona ou triclorfom.
A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.
4 semanas
um ano
Morpho é um gênero de borboletas predominantemente azuis, classificadas na família Nymphalidae, que vivem nas florestas tropicais da América central e da América do Sul: Brasil, Costa Rica, Guiana e Venezuela mas também no México.