EQST

O Que Sarampo Resumido?

O que é sarampo resumido?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Transmissão: O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea.

Qual é o vírus do sarampo?

O sarampo é uma doença causada por um vírus do gênero Morbillivirus, sendo o ser humano o seu único hospedeiro natural.

É possível pegar sarampo mais de uma vez?

A maior parte das pessoas só pega sarampo uma vez na vida, porque após a infecção o sistema imune cria anticorpos que são capazes de eliminar o vírus da próxima vez que entrar em contato com o corpo, sem que exista tempo de surgirem sintomas.

Quem já teve sarampo precisa vacinar de novo?

Não. Quem já teve o sarampo no passado não precisa tomar a vacina, a não ser que queira. Isso porque o organismo desenvolveu uma imunidade natural à doença.

Quais as possíveis consequências do contágio da gestante com vírus da rubéola?

Além da catarata congênita, a doença também pode causar no feto surdez, retardamento mental, malformação do globo ocular (microftalmia) e até interromper a gestação. Queiroz Neto destaca que o maior desafio da rubéola entre gestantes é a falta de sintomas, que ocorre em 80% dos casos.

Por que a gestante deve ter cuidado para não pegar rubéola?

Gestantes devem tomar cuidado redobrado para não pegar a doença. Durante os três primeiros meses de gravidez, a rubéola pode ser transmitida para o feto e causar complicações como má-formação congênita como alterações oculares e cardíacas. Em alguns casos, pode provocar aborto.

Em que situações a rubéola pode ter consequências graves?

A rubéola é considerada doença grave sempre que vem durante a gestação, pois pode provocar má-formações no bebê. Fora isso, é sempre uma virose benigna.

Qual o modo de transmissão da rubéola?

A transmissão da rubéola acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. O período de transmissibilidade é de 5 a 7 dias antes e depois do início do exantema, que é uma erupção cutânea.

Como ocorre a transmissão da rubéola do sarampo e da catapora?

Assim como o sarampo e a catapora, a rubéola também é uma doença viral, no entanto, mais leve que o sarampo e passa despercebida frequentemente. Também é caracterizada por manchas vermelhas na pele febre. A doença é transmitida pela via respiratória e o período de incubação é de 2 a 3 semanas.

O que é rubéola IgG?

Exame de Rubéola- Igg e Igm No exame é identificado se há anticorpos igg ou igm, que indicam a presença do vírus. Se confirmada a presença de anticorpos igg significa que você tem imunidade ao vírus, mas foi uma contaminação mais antiga, já a presença do Igm significa que você contraiu a doença recentemente.

O que é rubéola IgG na gravidez?

Vejamos: se a gestante possui um IgG reagente, isso apenas indica que ela tem uma cicatriz imunológica, ou seja, encontra-se imune à rubéola. Essa imunidade pode ter sido obtida por uma infecção antiga, antes dela ter engravidado, ou através de vacinação prévia.