Cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora ou mais. Durante a sessão, o paciente permanece em posturas específicas e predeterminadas durante o período de 12 a 20 minutos. As posturas são indicadas de acordo com o problema apresentado pelo paciente e vão gradualmente evoluindo para movimentos lentos e progressivos.
A Reeducação Postural Global (RPG) busca cuidar do corpo como um todo e não somente da região em que está localizada a dor. A visão é global: alongar, equilibrar, tonificar e reeducar as cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões. O objetivo é atuar na causa do problema e não apenas nos sintomas.
A principal diferença entre as duas técnicas é que o RPG é um método estático, em que o paciente é colocado em uma postura pelo fisioterapeuta. Já o Pilates é um método dinâmico, permitindo que o paciente tenha mais autonomia durante as sessões e aprenda a respeitar os limites impostos pelo corpo.
Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o pilates é uma técnica que utiliza recursos mecanoterapêutico e cinesioterapêutico para a educação e reeducação dos movimentos corporais, por meio de exercícios terapêuticos.
Os profissionais de Educação Física dedicam-se a pessoas que não apresentam disfunções de saúde. Já os fisioterapeutas atuam com pacientes que estão sob cuidados médicos ou sob risco de desenvolver alguma lesão.
Conheça as especializações em fisioterapia mais promissoras
Se o foco do profissional, no entanto, é adentrar em uma área que vem ganhando cada vez mais adeptos e abrindo espaço para a atuação do fisioterapeuta, a dica é se especializar em Fisioterapia Desportiva, especialidade com mais evidência atualmente.
Fisioterapia: 4 áreas que estão em alta no mercado
Conheça as áreas de atuação da Fisioterapia, suas especialidades e como se tornar um profissional
Especialidades reconhecidas pelo COFFITO:
R$ 2.