Quando a suspensão de amido é aquecida à sua temperatura característica, os grânulos repentinamente de dilatam. A isto chamamos de gelatinização, sendo que no amido de milho esta temperatura é de 64 a 72°C. A formação do gel ocorre somente dentro de um limite de hidrogenação e de acidez ótimo.
Gelificantes são substâncias que dão textura aos gêneros alimentícios através da formação de um gel. Os gelificantes mais conhecidos são a pectina, a carragena e a gelatina. Os gelificantes são usados para espessar e estabilizar os alimentos líquidos, conferindo-lhes, desta forma, a sua textura.
As gelatinas são comercializadas de acordo com sua habilidade de formar gel; são graduadas em termos de graus Bloom ou força de gelificação que é uma medida standard da força aplicada para provocar uma depressão em um gel de concentração e temperatura padronizadas.
A sinérese é uma propriedade negativa dos géis de amido que serão submetidos a refrigeração, pois indica uma tendência do produto em se deteriorar, sendo assim é de grande importância a prevenção ou retardo desta.
A acidez total da geléia deve estar entre 0,8 e 0,5. Acima de 1% ocorre sinérese, ou seja, a exsudação do líquido da geléia. Verificou-se que é a concentração hidrogeniônica e não a acidez titulável que tem importância na geleificação e que o pH ideal varia em função do teor de sólidos solúveis.
Os CIV também apresentam sinérese e embebição, (perda e ganho de água) que ocorrem principalmente nas primeiras 24 horas. Essas características tornam o material extremamente sensível e instável durante esse período. Portanto, a restauração deve receber a proteção superficial com o material indicado pelo fabricante11.
O alginato é um material que apresenta tipicamente baixa estabilidade dimensional, devido à suscetibilidade de perda de água por evaporação e/ou exudação de fluidos de sua superfície (sinerese), decorrente da reação contínua do sol.
A embebição, processo físico relacionado basicamente às propriedades dos componentes e as diferenças de potencial hídrico entre as sementes e o meio externo é o primeiro passo para a germinação, com consequente aumento de volume interno e rompimento do tegumento, permitindo o crescimento do embrião para o meio exterior ...
Promove a hemostasia, absorve exsudato, forma um gel que mantém a umidade, promove a granulação e auxilia o desbridamento autolítico. Indicação: feridas com ou sem infecção, com moderada a intensa exudação, com ou sem tecido necrótico, exceto, em caso de necrose seca e com ou sem sangramento.
6 - Verter o gesso no tempo correto: úmida. O alginato já apresenta alteração de dimensão em apenas 15 minutos.
Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (poliéter, silicona de adição, silicona de condensação e polissufeto).
Na moldagem tradicional, o material utilizado deve entrar nos sulcos dentários para fazer uma reprodução exata dos dentes, do osso basal, dos tecidos vizinhos e das ausências dentárias. Com isso, é possível fazer um planejamento adequado do tratamento e confeccionar próteses mais personalizadas.
São materiais de moldagem que comumente possuem sistemas de manipulação automática: Escolha uma: a. Cimento resinoso dual.
Carregue totalmente a moldeira, colete o material que sobrar no gral com os dedos e coloque-o na região vestibular dos dentes anteriores. Afaste a bochecha do paciente e insira a moldeira de trás para frente (de molares à incisivos), centralizando a moldeira com a linha média do paciente.
A moldagem de trabalho é a transferência de informações da arcada do paciente para um modelo de gesso a ser encaminhado ao laboratório para realizar o trabalho protético.
A moldagem anatômica ou preliminar tem a finalidade de reprodução da área chapeável, avaliação das inserções musculares modificadas sob o efeito dos movimentos fisiológicos, verificar a necessidade de cirurgia pré - protética e obter o modelo de estudos, o qual será confeccionada a moldeira individual (REIS et al.,2007 ...
Significado de Moldagem substantivo feminino Ato ou efeito de moldar, de encher ou fazer moldes.
substantivo masculino Ato ou efeito de encaixotar, de colocar em caixote, guardar em caixa ou pacote; empacotamento. Etimologia (origem da palavra encaixotamento). Encaixotar + mento.
Reembasamento Definitivo por Substituição A prótese deficiente deve ser montada no articulador para manutenção da dimensão vertical de oclusão (DVO) do paciente. Quando a prótese for mandibular, vaza-se o gesso no ramo superior do articulador, adaptando os dentes devidamente isolados com vaselina sobre o gesso.
É preciso fazer molde para colocar aparelho fixo? Para todos os tipos de tratamentos com aparelho dentário é necessário fazer o molde.
Não se deve colocar aparelho sem a documentação a menos que a movimentação seja realmente muito pequena porém é arriscado.