TÓPICOS IMPORTANTES. As espondiloartropatias são artropatias inflamatórias caracterizadas sobretudo pelo acometimento articular do esqueleto axial (coluna e sacroilíacas), além de oligoartrite periférica assimétrica predominantemente de MMII.
A espondiloartrite, também chamada de espondiloartropatia ou espondilopatia, é um termo utilizado para descrever um grupo de doenças do tecido conjuntivo que causam inflamações das articulações proeminentes e afetam a coluna. Fatores genéticos, ambientais e infecciosos contribuem para seu surgimento.
Fazem parte deste grupo de doenças, as seguintes: Espondilite Anquilosante, Espondiloartropatias Indiferenciadas (indivíduos que não desenvolvem a doença completamente), Artrite Reativa (associada a doenças infecciosas), Artrite Psoriásica (associada à Psoríase), Artrites enteropáticas (associadas à doença de Crohn, ...
A perda dos movimentos da coluna é a principal e mais preocupante consequência da espondilite anquilosante (EA), uma inflamação sistêmica crônica que acomete principalmente as articulações da coluna vertebral e, aos poucos, leva à fusão das vértebras e à perda da sua mobilidade.
Cada pessoa tem um perfil individual para a prática de atividade física, não há uma recomendação universal. Em espondilite anquilosante o importante é praticar atividades que promovam alongamento e fortalecimento muscular. O ciclismo é um excelente esporte, geralmente não há contraindicações.