O aquecimento aumenta a temperatura do corpo, melhorando a condução dos impulsos nervosos até aos músculos e diminui a viscosidade muscular, diminuindo por isso o atrito entre as fibras musculares, melhorando o desempenho.
Tipos de alongamento Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento.
Um alongamento FNP consiste em… Existem três métodos de FNP: o método contração-relaxamento (CR), o método contração-antagonista (CA) e uma combinação dos 2 – contração-relaxamento-contração-antagonista (CRCA). O CR envolve contrair, manter, relaxar e alongar o músculo alvo.
Inicialmente desenvolvida por Kabat, e em sequência por Knott e Voss, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) tem como objetivo permitir aos terapeutas analisar e avaliar o movimento do paciente, enquanto, ao mesmo tempo, facilita estratégias de movimentos funcionaismais eficientes.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) é um método de tratamento fisioterapêutico, que consiste na aplicação de resistências manuais com o intuito de incentivar os receptores neurais, para aumentar a amplitude de movimentos funcionais e dar estabilidade corporal aos pacientes.
O alongamento estático é a modalidade mais comum dentre os tipos de alongamento. Consiste em fazer movimentos extensores (esticar e relaxar), mantendo a posição estática por um determinado período de tempo – que, geralmente, varia entre 20 e 30 segundos.
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Sente-se, junte as pernas e estique os braços para alongar todo o corpo. Sente-se no chão, flexione os joelhos e tente juntar os pés e aproximá-los do corpo em 30 centímetros. Expire e incline o tronco para frente até conseguir apoiar as mãos no chão. Fique assim e respire devagar cinco vezes.