Para cada 20 litros da mistura, adicione 150 gramas de farinha de osso. Esta é a formula que uso e recomendo. Mudas sadias, enraizadas em substrato preparado Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%.
O substrato é responsável por auxiliar no crescimento e desenvolvimento das plantas. ... É através desse material, que é resultado da combinação de dois ou mais componentes orgânicos, minerais e sintéticos, que a planta encontrará a forma de se germinar e se desenvolver.
O substrato deve ser apropriado para a produção de mudas, adquirido pronto no comércio ou produzido pelo horticultor em sua propriedade, com orientações de um profissional. O mesmo pode ser constituído de vermiculita expandida ou materiais orgânicos (turfa, casca de pinus, casca de arroz carbonizada).
Para isso, siga a seguinte receita:
Como qualquer substrato, o argiloso também tem seus prós e contras. Por um lado, é super fértil, segura o adubo por mais tempo e é rico em matéria orgânica. Por outro, empoça com facilidade, é pesado pra ser manuseado e pode abafar raízes de plantas mais delicadas.
O substrato para jardim arenoso é de composição bem simples. Basta misturar uma parte de terra comum, uma de terra vegetal e outras duas de areia comum.
O substrato e a terra são compostos complementares. O ideal é sempre misturar a terra com o correto substrato para o plantio. Assim, você obterá uma mistura completa ideal para o sadio desenvolvimento de cada uma de suas plantas.
Preparação da terra Escolha uma área de terra livre de pesticidas para que você possa preparar o substrato. Primeiramente, é preciso soltar bem a terra e regar completamente. Depois, com o auxílio de um plástico, cubra a terra. Coloque algumas pedras sobre o plástico para fazer peso.
– O substrato dá o sustento para as raízes e, portanto, para toda a estrutura da planta – tronco, galhos e folhas. A forma como as raízes se fixam no solo interfere na capacidade da planta se manter bem estruturada.
O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.
Suculentas não exigem muito da terra, o ideal é uma terra com alta drenagem, de preferencia arenosa. Sem muitos rodeios, vamos a nossa planta: Escolhemos esta espécie de suculenta, gosto muito dela por sua aparência com uma babosa (aloe-vera) e também por que a mesma possui várias mudinhas.
Preparo do local O substrato ideal para plantar cactos orgânicos é a composição de terra adubada, areia e pedriscos, na proporção de 2:2:2.
Os cactos são plantas ideais para quem passa pouco tempo em casa, viaja frequentemente ou está começando na jardinagem. ... Preencha o recipiente com substrato próprio para cactos, adicionando uma mistura de terra com areia para evitar um solo argiloso. Escolha a espécie de cacto que será plantada.
Vamos aos passos:
Misture a areia com a terra adubada,com uma proporção de metade de terra e metade areia; Coloque a mistura no vaso, preenchendo até um pouco mais da metade, sem compactar o solo; Faça um buraco na terra e acomode a muda de rosa. Por fim, complete com o substrato, apertando de leve.