Confira os 8 principais deuses indígenas da cultura brasileira
Eles faziam as esculturas em tamanho diminuto para economizarem tempo e pouco se atentavam aos detalhes dela ou as suas características particulares.
Por terras brasileiras, os índios tupinambás foram conhecidos por praticar a antropofagia como parte de um ritual de guerra. Utilizando o manto tupinambá, eles se alimentavam da carne dos adversários abatidos com a crença de poderem absorver sua coragem e bravura.
Arte Plumária Uma das peças mais conhecidas é o “manto Tupinambá” confeccionada pelos Tupinambás, para serem usadas pelos pajés.
Verificado por especialistas Não cabe a nós julgar se a atitude dos herdeiros dos tupinamba de pedir o retorno do manto para o Brasil é correta ou não, mas poderíamos dizer que sim o pedido é justo, porém cabe aos detentores do manto fazer a análise e tomarem uma atitude.
As plumas são utilizadas de duas maneiras: para a colagem de penas no corpo e para confecção e decoração de tangas, cocares ou diademas, colares, pulseiras, brincos, ornamentos nasais, labiais e auriculares, máscaras, enfeites de cabelo, coifas (tipo de chapéu) com tapa-nuca, mantos.
As plumas indígenas são produzidas com penas plumas de pássaros. Elas são usadas para ornamentar cocais, brincos, pulseiras, colares, etc.
Pode-se dizer que o grafismo é uma linguagem capaz de possibilitar a representação da realidade e do imaginário de uma pessoa. Ou ainda, o esboço gráfico pode desenvolver a criatividade, proporcionar autoconfiança, ampliar a bagagem cultural e facilitar o processo de sociabilidade.
Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.
A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. O material da matriz é o que classifica o tipo da gravura. ... As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista.