A onça-pintada, assim como leão, tigre, leopardo-das-neves e leopardo, é um animal do gênero Panthera. Esses animais apresentam uma marcante característica em comum: a capacidade de produzir um som bastante grave chamado esturro, que atua na comunicação.
Pertence à ordem carnívora e à família felidae. Seu nome científico é Panthera onca. Ela possui uma função ecológica muito importante visto ser um predador que auxilia no equilíbrio das populações de outros animais (presas). Infelizmente, a onça-pintada é um dos animais que está na lista dos mais ameaçados de extinção.
A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés. É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir.
A onça-pintada possui a mordida mais forte de todos os felinos, capaz de alcançar até 910 kgf e ela pode abrir a boca até a 13,1 cm de diâmetro, em um ângulo de 65 a 70 graus. É duas vezes a força da mordida de um leão e só não é maior que a da mordida de uma hiena; tal força é capaz de quebrar o casco de tartarugas.
Um urso pardo adulto, como suas subespécies, é muito mais robusto e mais forte que o tigre siberiano. Ele pode atingir 400, 500 ou, às vezes, 600 quilos. De pé sobre as patas traseiras, ele é uma montanha ambulante, com cerca de 3,3 metros!
Sua mandíbula é a mais poderosa entre os felinos e a segunda mais forte entre os animais carnívoros, perdendo apenas para o tigre. ... A onça ou, como também é conhecida, pantera, é um animal tão forte que é capaz de quebrar o casco de uma tartaruga.
Nos Estados Unidos, estranhamente 'pantera' é mais frequentemente usada para leões-da-montanha ou pumas (conhecidos no Brasil também como suçuaranas ou onças-pardas). ... Mas por definição, 'panteras' são leopardos, principalmente leopardos negros, na África e Ásia, e leões-da-montanha nos Estados Unidos.
No caso das onças, a coloração escura é causada por uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina, uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos. ... Por isso, animais pretos são chamados de melânicos.
Maiores e mais duronas Primeiro, as onças vivem na América Central e do Sul, onde vivem os maiores grandes felinos, enquanto os leopardos são os menores grandes felinos em seu habitat na África e na Ásia. Onças são maiores e mais corpulentas do que os leopardos, pesando até 110 kg contra os 80 kg do leopardo.
A onça pintada é o terceiro maior felino do mundo. As onças tem rosetas maiores e com pintas nos seus interiores; leopardos não tem pintas no interior de suas rosetas. Onças – Rosetas grandes com pintas pequenas no interior. Leopardo – Pintas menores e mais compactas.
A onça vive nas Américas, tem o pelo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. ... Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.
Além disso, a onça é mais forte e robusta. Com dentes grandes e maxilar largo e musculoso, ela conta com a mordida mais forte entre os grandes felinos. O leopardo é mais magro, com os membros finos e a aparência elegante. Os dois felinos são caçadores e costumam se alimentar de outros mamíferos.
A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Possuem uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. ... Ela possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor.
O corpo dos guepardos é projetado para a velocidade. Suas pernas longas permitem que dê grandes passadas. As patas fortes e as unhas afiadas ajudam-no a agarrar-se ao solo. (O guepardo é a única espécie de felino que não pode retrair totalmente suas unhas afiadas.)
Os leopardos são animais que apresentam um padrão de cores da pelagem bastante característico, possuindo pelos que variam do amarelo-claro ao laranja-avermelhado, com uma grande quantidade de manchas pretas espalhadas pelo corpo. Essas manchas são chamadas de rosetas.