Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros. ...
O sistema tegumentar tem várias funções, sendo as principais: proteger o corpo da invasão de microrganismos e da desidratação, controlando também a temperatura corporal e recebendo os estímulos do meio externo através dos receptores sensoriais.
Grande parte dos mamíferos tem a pele coberta de pêlos que servem para isolamento térmico. ... Esse equilíbrio entre as glândulas sudoríparas e as sebáceas é que permite aos mamíferos manter a temperatura do corpo constante, mesmo quando a temperatura do ambiente varia.
Alguns animais têm o corpo coberto pela pele, mas existem diferentes tipos de cobertura, por exemplo, penas, pelos, escamas e carapaças.
Para a extração da pele, os animais são eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados. Nem todos morrem imediatamente, alguns são esfolados ainda vivos! Em alguns locais, para que as peles fiquem intactas, corta-se a língua do animal deixado-o a sangrar até morrer.
Quanto mais perto da pele você prensar o bichinho, melhor. Puxe devagar e para cima de um jeito constante. Tente removê-lo inteiro, mas se a parte da boca ficar grudada, higienize a pinça e tire a segunda parte.
O termo remete à ideia de animais de «pele espessa, dura e rugosa». São exemplos de paquidermes elefantes, hipopótamos, rinocerontes e entre outros, e também animais extintos, como o mastodonte, o mamute e o elefante-chinês.
Os parasitas sugadores de sangue que podem transmitir doenças mortais criam seu próprio cimento para grudar nos nossos corpos, diz um novo estudo. Carrapatos duros, uma família de 700 espécies que inclui o carrapato do veado, transmissor da doença de Lyme, usa pinças e bocas para se prender à pele do hospedeiro.
Sintomas Iniciais Inespecíficos da Doença do Carrapato:
Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro.
Em geral, os carrapatos ficam presos por um ou dois dias se você não os remover. Quanto mais tempo ficarem presos na sua pele, mais engordam com sangue. Depois que o carrapato cai ou você o retira, a picada é um pequeno caroço vermelho e pruriginoso.
Tratamento de doença do carrapato em humanos O tratamento da doença do carrapato (seja ela qual for) costuma ser feito com antibióticos de uso prolongado. Exames de sorologia poderão dizer qual o tipo de doença que a pessoa possui e qual o melhor protocolo médico a seguir.
A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados por uma riquétsia, que é um tipo de bactéria. Mas não são todos os carrapatos que transmitem a doença. Entretanto, em uma região com maior proliferação de carrapatos, aumentam as chances da existência de carrapatos infectados.