O Incisivo central inferior é um dente inserido no osso mandibular. ... As bordas proximais são ligeiramente convergentes pera a raiz e, contrariando a regra, a borda mesial é menor que a distal quando há maior atrição da face incisal (face cortante dos dentes incisivos).
A principal função dos dentes incisivos é a de cortar os alimentos, tanto por sua localização na cavidade bucal quanto por sua forma.
Os incisivos centrais são os dois dentes superiores e os dois inferiores na parte frontal da boca. Ao lado dos incisivos centrais, estão os incisivos laterais, totalizando oito incisivos na dentição adulta.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).
Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.
Os caninos superiores podem apresentar Dens Invaginatus Tipo III, com tratamento por retro-obturação, e um Dens Invaginatus Tipo III em dente extraído. Normalmente esses dentes são birradiculares, sendo uma raiz localizada na vestibular e outra na lingual.
São unirradiculares ou multirradiculares, com face oclusal na sua coroa. Apresentam duas ou três cúspides, pelo que se denominam bicúspides ou tricúspides, aumentando a superfície mastigatória. São exclusivos da dentição do adulto, desempenhando uma função estética de 40% e mastigatória de 60%.
Segundo Pré-Molar Superior Esses dentes apresentam-se com uma única raiz na maioria dos casos (90 %), mas somente poucos apresentam-se com um único canal.
O motivo é que os canais de um dente constituem um sistema único e comunicante. No caso do 27, na grande maioria dos casos, há quatro canais (dois deles estão em uma mesma raiz).
Raiz- o primeiro molar superior tem um bulbo radicular, que se divide em três raízes, nas posições mésio- vestibular, disto vestibular e lingual.
Primeiro molar superior (16 e 26): São dentes bem volumosos e apresentam quatro pontas (cúspides) por isso são fundamentais para a trituração dos alimentos. Segundo molar superior (17 e 27): Apesar de volumoso é um pouco menor que o primeiro molar. ... Primeiro molar inferior (36 e 46): Normalmente é o maior dente da boca.
Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
Raiz: São duas raízes sempre separadas, uma mesial e mais larga e sulcada e outra distal menor e menos sulcada. SEGUNDO MOLAR INFERIOR (37 ou 47) É um dente de 4 cuspides menor que o primeiro molar inferior. Face vestibular: É composta por duas cúspides separadas pelo sulco vestibular.
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia.
Sintomas a serem observados
Anatomia dos terceiros molares Terceiro Molar Superior Calcificação - início aos 9 anos Erupção – 18 aos 25anos Comprimento - total: 18 mm Coroa: 6,8 mm Raiz: 11,2 mm Diâmetros: M-D: 9 mm V-L: 11 mm COROA Diâmetro VL predominante. 3 ou 4 cúspides com sulcos irregulares (primários ou secundários).
Anatomia dos dentes molares superiores
O primeiro pré-molar superior possui a face oclusal com contorno pentagonal, com duas cúspides, sendo a vestibular mais alta e mais larga que a palatal. Cúspides separadas por um sulco reto e longo, com deslocamento palatino. Na maioria apresenta duas raízes, sendo este o único com essa característica.
1 fóssula. 1º molar inferior: É o único com 5 cúspides. É o maior dente permanente. 3 cúspides para vestibular e 2 para lingual.
Os primeiros molares inferiores são maiores que quaisquer outros dentes inferiores. Possuem cinco cúspides bem desenvolvidas: duas vestibulares, duas linguais e uma distal, assim como duas raízes também bem desenvolvidas, uma mesial e outra distal.
O tubérculo de Carabelli é considerado uma cúspide acessória localizada nos molares superiores – na maioria das vezes, os primeiros molares permanentes. Também pode ocorrer em molares decíduos ou de leite, geralmente nos segundos molares.
"Ponte de Esmalte" no primeiro molar superior: é uma estrutura de reforço de esmalte que une as cúspides Disto-Vestibular e Mésio-Palatina.
Elas são duas:
A face proximal do dente é dividida em terço vestibular, médio e lingual no sentido horizontal. No sentido vertical em terço incisal ou oclusal, médio e cervical. 13. Nomenclatura das Faces As faces oclusais também são divididas em terços.
Os sulcos principais são depressões lineares evidentes que separam as cúspides, é um local propício ao desenvolvimento de cáries. Já os sulcos que estão sobre as superfícies internas das cúspide são chamados de sulcos secundários e são menos evidentes, com função de escoamento do alimento.