Características da segunda fase do modernismo
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
A Semana de arte moderna de 1922, foi um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas, danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.
Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo (SP) e reuniu artistas das mais diversas áreas no Theatro Municipal de São Paulo ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.
Após a Semana de Arte Moderna, considerada um dos marcos mais importantes na história cultural do Brasil, foram criadas inúmeras revistas, movimentos e manifestos. A partir disso, diversos grupos de artistas se reuniam com o intuito de disseminar esse novo modelo. Destacam-se: Revista Klaxon (1922)
Cubismo: o cubismo explorava as formas geométricas, com início entre 1908 e 1910. As obras promoviam a fragmentação e decomposição das figuras estáticas, e dessa forma, permitia a visualização simultaneamente de diversas perspectivas da mesma imagem.
Qual era a característica geral dos movimentos artísticos que deram início à Arte Moderna da Europa? (A) Essas vanguardas buscavam resgatar valores de um passado clássico. ... Todos defendiam que a arte deveria retratar apenas a natureza selvagem.
Resposta. Resposta: O Cubismo foi o movimento artístico que se caracterizou pela utilização de formas geométricas.
O ponto é o elemento mais simples dentro da produção artística visual. É a menor parte dos elementos que compõem uma obra artística visual. São considerados pontos um pequeno círculo, um quadrado ou uma mancha. Um dos movimentos artísticos que mais valorizou o ponto foi justamente o Pontilhismo.
Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos e ideias contrastantes, o estilo dominou e transformou a arquitetura, a literatura, a pintura. e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. A qual movimento artístico e cultural refere-se a definição: a) Renascimento.