A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é essencialmente uma condição hemodinâmica caracterizada pelos seguintes parâmetros: pressão arterial pulmonar média maior do que 25 mmHg em repouso, pressão arterial pulmonar em cunha (considerada como pressão capilar) ou pressão do átrio esquerdo, ou pressão diastólica final de ...
O volume sistólico é um determinante chave do débito cardíaco, que é o produto do volume sistólico pela frequência cardíaca, sendo usado também para o cálculo da fração de ejeção (volume sistólico de ejeção divido por volume diastólico final).
Fração de ejeção é a porcentagem de sangue do ventrículo esquerdo que é ejetada a cada batimento cardíaco. Seu valor considerado normal pelo método de Ecocardiograma é acima de 55%, portanto a fração de ejeção acima de 70% também é considerada normal.
Fração de ejeção do ventrículo esquerdo-fórmula: FE= VDF - VSF/VDF, onde FE = fração de ejeção do ventrículo esquerdo, VDF = volume diastólico final do ventrículo esquerdo, VSF = volume sistólico final do ventrículo esquerdo.
A hipertrofia ventricular esquerda foi identificada como um fator de risco de morbidade e mortalidade cardiovascular no estudo de Framingham1-3. Portadores de insuficiência cardíaca por disfunção ventricular sofrem modificações anatômicas cardíacas que foram reunidas no conceito de remodelamento cardíaco4.