A doença nem sempre apresenta sintomas perceptíveis, sendo que, geralmente, os portadores deste mal são assintomáticos. Porém, quando os sinais se manifestam, costumam ser os seguintes: Dor localizada abaixo das costelas, do lado direito do corpo. Náuseas.
Deposição anormal de colesterol na mucosa da vesícula biliar, o que lhe dá um aspeto particular e daí a designação especial dada a esta afeção da vesícula (vesícula morango). Deposição de colesterol nos tecidos em quantidade anormal.
Colesterolose vesicular é caracterizada por depósitos de ésteres de colesterol e lípidos nos macrófagos da lâmina própria, de forma difusa, criando uma superfície de pápulas amarelas, com diâmetro de cerca de 1 mm2. Os pólipos inflamatórios são pouco frequentes.
Colecistite é a inflamação da vesícula e colesterolose a presença de gordura (colesterol), inclusive pode ser ela a causa da inflamação. Não tem riscos apos a retirada da vesícula, porem é importante avaliar seu colesterol e acumulo de gordura no figado (esteatose).
Colecistopatia litiásica significa que você possui um problema na vesícula relacionado à presença de pedra, que pode ser única ou várias. Na grande maioria dos casos há indicação de cirurgia, por laparoscopia.
A colecistite alitiásica aguda (CAA) trata-se de uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos biliares. É estimado que ocorra em 2-15% de todos os casos de cole- cistite aguda e geralmente se associa a condições de saúde críticas, como pós-operatório, trauma recente grave e queimaduras.
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Medicações mais fortes que o buscopan seriam anti-inflamatórios, mas necessitaria de avaliação e indicação médica prévia e, mesmo assim, só por alguns dias. Protetores gástricos também são indicados, além de uma dieta leve com pouca gordura. Entretanto precisa definir se a dor advém mesmo da vesícula biliar.
O Açafrão-da-índia, também conhecido como açafrão-da-terra ou tumérico, é uma outra planta medicinal que pode auxiliar a eliminar as pequenas pedras e por ter ação anti-inflamatória ainda ajuda a combater a dor e a inflamação da vesícula.