Escolhida como principal rede de comunicação dos veículos, a rede CAN é uma rede muito confiável e proporciona trocas de informações muito seguras e rápidas entre as unidades de comando do veículo. Ela é capaz de proporcionar uma comunicação por intermédio de um barramento de dois fios.
O CANbus é um sistema de norma de barramento do veículo que permite as comunicações entre várias unidades de controlo eletrónico do veículo.
Uma rede CAN pode interligar até 2032 dispositivos, sendo que o limite prático é de aproximadamente 110 dispositivos, sendo cada dispositivo tratado como um nó da rede.
Rede CAN é uma rede inteligente do veículo vinculada com todos os módulos do carro em geral, substituindo os fios de informação para cada sistema, por dois fios que obtém todas essas informações e mandam para quem precisa, no caso, os módulos.
Bit Monitoring: Após a escrita de um bit dominante, o módulo transmissor verifica o estado do barramento. Se o bit lido for recessivo, significará que existe um erro no barramento. Bit Stuffing: Apenas cinco bits consecutivos podem ter o mesmo valor (dominante ou recessivo).
O protocolo CAN foi desenvolvido por Robert Bosh em 1986 para aplicação na indústria automóvel, com o objectivo de simplificar os complexos sistemas de fios em veículos com sistemas de controlo compostos por múltiplos microcontroladores/micro- computadores para gestão do motor, sistema ABS, controlo da suspensão, etc.