O cubo também é um caso de prisma, pois ele possui todas as faces quadradas congruentes. O prisma possui todas as faces formadas por polígonos, portanto, ele é um caso particular de poliedro.
Prisma são sólidos geométricos que possuem duas bases poligonais e um número limitado de faces laterais. Prisma é um sólido geométrico definido no espaço tridimensional. Para sua definição, são necessários um plano α, um polígono paralelo ao plano e uma reta r concorrente a ele.
Outra classificação leva em consideração o ângulo entre as arestas laterais e as bases:
O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.
Prismas quadrangulares: são os prismas que possuem quadriláteros em suas bases. Esse é o caso do cubo, pois sua base é quadrada; Prismas retos: são os prismas cujas arestas laterais são perpendiculares às bases.
Existem algumas classificações possíveis para os prismas. Uma delas leva em consideração o número de lados de suas bases, que são congruentes.
Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.
Um sólido geométrico é um prisma quando ele possui duas bases paralelas formadas por polígonos congruentes e área lateral retangular com arestas formadas pela ligação entre os vértices das bases.
A esfera é um sólido geométrico estudado na geometria espacial, sendo classificada como um corpo redondo. Essa forma é bastante comum no dia a dia, como podemos vê-la na bola de futebol, nas pérolas, no globo terrestre, em alguns frutos, entre outros exemplos.
Um arquiteto recebeu uma encomenda para projetar um novo edifício empresarial em uma grande capital brasileira. O cliente, dono do empreendimento, solicitou o projeto de um edifício com a forma de um sólido geométrico, com duas faces paralelas triangulares e faces laterais retangulares.
O cubo possui todas as suas faces formadas por quadrados, logo suas arestas são congruentes, e por isso ele é um poliedro regular, conhecido também como sólido de Platão.
Note que cada face lateral (as faces que não são as bases) do prisma é um paralelogramo. Com isso, podemos deduzir que as arestas laterais coincidem com os comprimentos dos paralelogramos que compõem cada uma das faces laterais.
Saiba mais: Cilindro — um sólido geométrico que se classifica como corpo redondo
Em outras palavras, a seção de um prisma é a intersecção do plano com o prisma. Esta seção pode ser feita de forma perpendicular às arestas laterais ou não. Se for perpendicular, dizemos que a seção é uma seção reta (ou seção normal). Veja abaixo.
Ambos são sólidos geométricos e possuem como diferença o fato dos poliedros serem formados apenas por faces planas, poligonais, formadas por segmentos de reta. Os corpos redondos possuem superfícies curvas que os permitem girar ou rolar. Por isso, os corpos redondos são também chamados de não poliedros.
Além de todas essas informações a respeito dos prismas, podemos falar ainda sobre as superfícies do prisma e seu volume.
Um caso especial de prisma é o paralelepípedo retângulo, conhecido também como paralelepípedo reto, que ocorre quando todas as faces do prisma são retangulares.
Dentro do conjunto de todos os poliedros, existem dois grupos muito importantes: os prismas, que possuem duas bases congruentes e paralelas em planos distintos; e as pirâmides, que possuem apenas uma base poligonal.
O paralelepípedo é considerado um prisma. Prismas são sólidos geométricos que possuem sempre duas bases congruentes formadas por polígonos e arestas laterais ligando essas bases. De modo geral, o volume de um paralelepípedo qualquer, ou seja, tanto reto como oblíquo, é calculado como o volume de todos os prismas.
Nas pirâmides regulares, as faces laterais são triângulos isósceles. Quando a projecção do vértice não coincide com o centro do polígono da base, diz-se que a pirâmide é oblíqua. Altura de uma pirâmide é a distância do vértice da pirâmide ao plano da base.
Uma pirâmide é regular quando sua base é um polígono regular e a projeção ortogonal do vértice sobre o plano da base é o centro da base. Nela, as arestas laterais são congruentes e as faces laterais são triângulos isósceles congruentes.
O cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento. Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.
Como agrupar por idade na tabela dinâmica?