O profissional formado em Automação Industrial é responsável pela modernização dos processos produtivos utilizados na indústria. Ele projeta máquinas, equipamentos, componentes robóticos, sistemas de integração e automação industriais.
A automação de processos refere-se à utilização da tecnologia, sistemas e processamento de dados em benefício de controles e processos operacionais do cotidiano de uma empresa, utilizando a automatização para substituir atividades manuais.
A automação flexível é uma extensão da automação programável e na realidade a sua definição exata ainda está em evolução. Este sistema de automação fornece o equipamento de controle automático que oferece uma grande flexibilidade para modificações no design do produto.
Conheça as 6 vantagens da automação de processos industriais
O investimento em automação contribui para fazer frente à concorrência e atingir às necessidades do mercado comprador, pois uma indústria automatizada ganha em produtividade, tecnologia e valor agregado. Essa série de benefícios alcança empresas de todos os portes e segmentos.
Com automação industrial, os processos podem ser cuidadosamente regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final seja mais consistente. Assim, se a indústria produz alimentos, a automação garante os tempos de mistura, aquecimento e espera na fabricação do produto.
A Automação Industrial é uma força motriz para o desenvolvimento econômico. Consiste na otimização dos processos industriais por meio de sistemas automatizados, com a finalidade de aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho e simplificar operações.
A automação industrial é a otimização dos processos industriais de uma operação, por meio da aplicação de diversas tecnologias de software e hardware. Porém, ela também pode ser considerada a substituição de trabalhos manuais por tarefas mecânicas.
Portanto, observamos que a automação industrial visa ampliar a acumulação de capitais por parte das classes dominantes e sua tendência é a desregulamentação da força de trabalho, bem como a ampliação da exploração da classe trabalhadora, o que contribui para o agravamento dos índices de concentração de renda.
As maiores desvantagens da automação encontram-se no se valor e quando uma máquina estraga o valor para arrumá-la pode ser extremamente alto. Além disso, o número de profissionais que sabem trabalhar com a automação industrial é muito pequeno no Brasil.
O impacto da automação industrial no mercado de trabalho. ... A fala do economista Wassily Leontief é a que resume melhor a sensação de profissionais com o processo de automação, mesmo já fazendo 37 anos de sua menção: “Trabalhadores serão menos e menos importantes… Mais e mais eles serão substituídos por máquinas.
A robótica vai proporcionar muitos empregos também. Algumas atividades vão se relacionar diretamente a essas novas tecnologias, em áreas como tecnologia da informação, análise de dados e engenharias, que exigirão maior qualificação e consequentemente contarão com profissionais mais bem remunerados.
Segundo Ford, a tecnologia cria um problema para o mercado de trabalho. Ainda que empregos sejam "destruídos", enquanto outros são criados, ao final se tem uma quantidade menor de postos de trabalho – e eles requerem habilidades muito diferentes daquelas necessárias para desempenhar o emprego "antigo".
O que pode mudar com a Inteligência Artificial? ... Como temos observado, a Inteligência Artificial já atende a objetivos práticos, como redução de custos e otimização de processos e tarefas considerados essencialmente repetitivos. Consequentemente, algumas profissões tendem à supressão.