Resposta. Um protozoário de água salgada transferido para água destilada deve "explodir" pela entrada excessiva de água por osmose.
A importância das algas euglenófitas é ser uma das principais responsáveis pelo fornecimento do gás oxigênio do planeta. ... As algas euglenófitas, que são algas unicelulares, podem viver em água doce ou água salgada. A Euglena viridis, por exemplo, contêm uma grande quantidade de clorofila, o que facilita a fotossíntese.
Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento.
Além disso, possuem também um vacúolo contrátil. Essa estrutura é responsável por remover a água em excesso do interior das euglenas, sendo de fundamental importância, pois caso a célula absorva muita quantidade de água e não a elimine, pode ocorrer o seu rompimento.
Vacúolos pulsáteis ou contráteis são organelas citoplasmáticas existentes na célula de alguns protozoários como o Paramecium, que realizam a osmorregulação, ou seja, o controle do volume celular, e deixam o meio externo com concentração idêntica ao meio interno do ser vivo, permitindo a expulsão do excesso de água com ...
→ Vacúolos contráteis Os vacúolos contráteis são aqueles que apresentam como função bombear o excesso de água presente no interior da célula para fora dela. Essa estrutura está presente em eucariontes unicelulares que vivem em ambientes aquáticos de água doce, como as amebas.