Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. ... No ano de 1539, mais de 8 milhões de Astecas tinham abraçado a fé católica, convertendo-se e acabando com a idolatria pagã.
No dia 12 de dezembro, a Igreja Católica comemora Nossa Senhora de Guadalupe, uma devoção mariana originada da história da aparição de Maria a um indígena asteca, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em 1531, na colina de Tepeyac. A data virou comemoração litúrgica em 1754, por decisão do papa Bento XIV.
A origem do nome Guadalupe seria o modo como o bispo, que era espanhol, entendeu o nome indígena pronunciado por Juan Diego: coatlaxopeuh. Esta palavra significa "aquela que aplasta a cabeça da serpente". A palavra "guadalupe", porém, é de origem árabe e é o nome de uma imagem de Nossa Senhora venerada na Espanha.
É a mãe das crianças que até aos sete anos mantêm sua inocência e a alegria, e por eles, luta e chora até lavar todas as dores.
Guadalupe: Significa “rio do lobo”. É um nome espanhol que tem origem no árabe wadallobb, que significa “rio do lobo”.
12 de dezembro
Basilica de Santa Maria de Guadalupe
A Virgem Maria tem mais de mil representações no mundo. Estas são 14 delas, com a origem da devoção.
A partir daquele ano, portanto, ficou "declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para cultura público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil", conforme o texto da lei.
Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira, ou protetora, do Brasil segundo os católicos. Sua imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717. Ela é um dos principais símbolos da religião católica no Brasil.
Os pescadores notaram que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota e escurecida pelas águas do rio, medindo 40 cm de altura. ... A ela atribuíram o milagre da pesca farta.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.