O que é ARQUITETURA AMBIENTAL? É um conceito novo em arquitetura que abrange o respeito ao meio ambiente e ao ser humano. Respeitar a si mesmo é também proporcionar-se sensações agradáveis, inclusive no trabalho.
Pórem, o arquiteto urbanista possui papel fundamental na concepção dos princípios de sustentabilidade a serem empregados no planejamento arquitetônico e urbanistico. A sustentabilidade nas edificações e no meio urbano deve ser compreendida como a interação das questões ambientais, sociais, culturais e econômicas.
A arquitetura sustentável reduz a produção dos resíduos das cidades, pois são separados para que ocorra a reciclagem correta, além de desenvolver a consciência ambiental, a salubridade e o bem-estar.
A Bioarquitetura é uma corrente arquitetônica cujos princípios estão resumidos na concepção de recursos naturais para a construção e gestão de espaços agradáveis e sustentáveis; onde se busca alcançar um equilíbrio entre as demandas da vida moderna e a necessidade de viver em harmonia com o meio ambiente.
A bioarquitetura é a arte de proporcionar conforto, beleza e funcionalidade às construções, de maneira integrada e harmoniosa ao ecossistema. O profissional que atua nessa área busca criar edificações mais vivas e que se assemelhem aos ambientes naturais em que estão inseridas.
A arquitetura cenográfica une duas disciplinas artísticas diferentes para a construção de um ambiente que seja uma fotografia visual de alta qualidade do que se quer retratar. ... Já a cenografia é a arte de retratar certos tipos de cenários para que um determinado público reconheça um local, época ou mesmo uma sensação.
Para interessados em trabalhar com arquitetura cenográfica, o ideal é procurar por cursos de especialização. Danielle Spada, que coordena a pós-graduação em cenografia da Universidade Veiga de Almeida explica que “o curso tem como objetivo preencher uma lacuna na qualificação do profissional”.
"A neuroarquitetura estuda como o ambiente físico impacta nosso bem-estar", explica a arquiteta Adrielly Barron, especialista no assunto. O termo refere-se à aplicação da neurociência, o estudo científico do sistema nervoso, na arquitetura. Em outras palavras, é o desenvolvimento de projetos pautados no ser humano.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e tranforma o espaço cênico. O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
Em linhas gerais, cenografia é a ambientação de um espaço a partir de elementos visuais como decoração, acessórios e iluminação. Essa arte tem suas raízes no teatro e, embora ainda seja muito associado às artes cênicas, seus conceitos extrapolam essas barreiras.
No teatro, um cenógrafo qualifica um palco com a disposição de objetos de maneira adequada para relacionar com a peça a ser representada. ... A cenografia é parte essencial para uma peça,evento,ou página virtual. Cenografia é sobretudo a concepção de espaço para a realização de um espetáculo teatral .
Nesse sentido, a apresentação é a “prova real” do que foi apreendido durante o processo. Assim, o teatro se manifesta amplamente, através de reflexão, criação, comunicação e atuação.
Resposta. Resposta: Um espetáculo cultural depende de muitos detalhes além da apresentação em si. É fundamental, por exemplo, estar atento à qualidade do que será exibido e, também, à estrutura do projeto — da locação aos equipamentos, do mobiliário à cenografia.
Resposta: Para se tornar um cenário mais "ambiental" no teatro, normalmente utilizamos árvores fakes, rio de mentira, tudo feito com materiais, por exemplo, isopor, papelão e etc.... Quem faz isso é o cenógrafo.
Espaço cênico NÃO convencionais são locais de representação como ruas, praças, bares, ou seja, qualquer lugar onde estiver acontecendo um espetáculo, mas que não é uma sala de teatro.
Espaço Cênico: Área do palco ocupada com a representação. Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público. Público: São os frequentadores do teatro e os que apenas ocasionalmente assistem a um espetáculo teatral.
O palco Arena como a palavra sugere, é um palco em formato de “arena/estádio”. Este palco, foi utilizado bastante pelos Gregos para apresentações teatrais e por grandes Filósofos da época na Grécia.
Em nossos dias, os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semiarena e palco de arena.
É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados. A estrutura do teatro elisabetano, em geral, é circular, hexagonal ou octogonal e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo. O mais utilizado, entretanto, é o palco italiano.