Resposta
Donatello: um dos principais escultores do Renascimento italiano. Acervo: Basílica de São Pedro Acorrentado, Roma.
Escultores famosos antigos (do renascimento e etc)
Michelangelo
Michelangelo
A escultura do Renascimento usou todo tipo de materiais, principalmente do mármore, bronze e madeira . O bronze competiu com o mármore, principalmente em monumentos funerários, fontes e pequenas esculturas para decoração de interiores, assim como em estátuas equestres como a do condottiero Colleoni em Veneza.
A escultura do Renascimento italiano compreende o período aproximado entre fins do século XIV e o início do século XVI, quando a escultura italiana expressou uma reação contra os princípios estéticos do Gótico e, assimilando a influência da arte da Antiguidade clássica, do humanismo e do racionalismo, desenvolveu um ...
A EXPANSÃO DO RENASCIMENTO. No decorrer do século XVI a culturarenascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. ... Nesses "países atlânticos" desenvolveu-se então a burguesiae a mentalidade renascentista.
No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. ... Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma.
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. ... Esse fato, associado ao passado de Roma, possibilitou o desenvolvimento do classicismo presente no renascimento.
Nicolau Copérnico (1473-1543): astrônomo e matemático polonês, considerado o “Pai da Astronomia Moderna”. Foi criador da Teoria Heliocêntrica (sol como centro do Universo), na qual contradiz a Teoria Geocêntrica medieval (adotada pela Igreja Católica), em que a Terra seria o centro do Universo.
Entre as contribuições de Nicolau Copérnico, podemos citar a apresentação do modelo heliocêntrico para o Sistema Solar, que causou uma revolução no pensamento do século XVI. ... Copérnico afirmava que o movimento do Sol e das estrelas era aparente, assim, era a Terra que girava ao redor da estrela.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença.
Resposta. A Itália foi o berço do renascimento devido à grande atividade econômica desenvolvida na península itálica no mar mediterrâneo no final da idade média.
A península Ibérica se desenvolveu de forma diferente do restante da Europa Medieval por causa da proximidade com o mar, além da presença dos Mouros enquanto dominantes da região até o século XIV.
Resposta: Na época de Michelangelo a arte foi um choque cultural, pois a igreja estava impondo seus dogmas sobre a população, pregava deus como centro do universo, enquanto existia uma oposição que buscava a verdade; ele foi um dos maiores artista da época e representava em suas obras sacras os ideias deste movimento, ...
Resposta. Resposta: Sua característica antropocêntrica, trouxe o interesse pela investigação da natureza, o culto à razão e à beleza, características da cultura greco-romana, criando as bases do Renascimento artístico e cientifico dos séculos XV e XVI. A educação passou a ter mais valorização.
Sua força criativa era lendário, ele trabalhava como um obstinado. Foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e pintou os afrescos do teto da Capela Sistina. Sua representação da "Criação de Adão" é considerada uma obra-prima da história da arte.
Pietá
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. É considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés", "Davi" e "A Abóbada da Capela Sistina" são algumas das obras que eternizaram o artista.
Confira abaixo suas principais obras.
Pietà
Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança ...