As pteridófitas são atualmente classificadas em dois filos:
As pteridófitas são divididas em quatro grupos: – Psilofitinea (Psilopsida): plantas do gênero Psilotum. – Equisetinea (Sphenopsida): plantas do gênero Equisetum (cavalinhas). – Licopodinea (Licopsida): plantas do gênero Lycopodium e Selaginella.
Resposta. O caule subterrâneo das pteridófitas é chamado de rizoma, e este possui uma particularidade: ele cresce horizontalmente.
O caule das samambaias são chamados de caule subterrâneo, denominado de risona, que se assemelha a bananeira, a mesma possui o caule enterrado no chão e suas folhas exposta ao sol.
As samambaias, ou fetos, são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.
Pteridium aquilinum (L.) Kuhn in Kersten (1879), conhecido pelos nomes comuns de samambaia, feto-comum, feteira, feiteira ou feito, é uma espécie de pteridófito pertencente à família Dennstaedtiaceae (alguns autores incluem a espécie na família Hypolepydaceae).
Essa espécie de planta é muito comum, inclusive, em jardins verticais. Isso já que suas folhas costumam crescer de forma pendente. O resultado é um jardim vertical em que as folhas crescem em uma espécie de cascata. São cerca de 200 espécies de samambaias e mais de 10 mil variedades delas.
Tipos de avenca As avencas mais conhecidas são a cabelo-de-vênus (Adiantum capillusveneris), a cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla), o avencão (Adiantum macrophylla) e a avenca suíça (Adiantum radianum).
Possui propriedades vermífuga, tônica, antirreumática, adstringente, anti-helmíntico e febrífuga. Seu chá é indicado em casos de doenças do sistema respiratório, como gripe, resfriado, pneumonia, bronquite e asma.
A samambaia, normalmente associada ao orixá Oxóssi; tem papel de destaque nos benzimentos e passes. Defumação de samambaia é um poderoso purificador de ambientes, afasta espíritos inferiores e atrai prosperidade. ...
NOME CIENTÍFICO: PLEOPETIS PLEOPELTIFOLIA SUGESTÕES: - Asma - Febre - Bronquite - Dermatite - Vermes - Dores reumáticas - Problemas no fígado - Utilizado em banhos, defumações e benzimentos SUGESTÃO DE PREPARO: Em 200 ml de água fervente adicionar 1 colher de chá rasa.
A comunidade indígena do Brasil e de outros países da América do Sul, fazem uso da samambaia no combate a doenças relacionadas ao sistema respiratório. Entre os problemas mais comuns estão a bronquite e asma. Outra área na qual a samambaia atua é em dermatites, como a psoríase.
A samambaia exige muito cálcio, então faça ou compre um adubo orgânico com esse elemento em destaque, que pode ser a partir de farinha de ossos, cascas de ovos ou torta de mamona.
Por isso, o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água, para manter a umidade da terra constante. No entanto, se não for possível, tente manter uma frequência de rega de três vezes por semana.