O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento.
Em relação à linguagem infantil, dois aspectos deverão ser analisados: as funções comunicativas, que seriam as habilidades comunicativas; e a conversação, que seriam as habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial (dêixis).
Uma boa avaliação em linguagem infantil, deve então, contemplar aspectos fonológicos, morfossintáticos, lexicais, pragmáticos e outra série de habilidades, como, por exemplo as sociais, que irão determinar se uma criança utiliza a linguagem de forma coerente com sua faixa etária ou se seu desenvolvimento está aquém do ...
Para avaliação da função pragmática foram registrados 30 minutos de interação entre a criança e um adulto familiar, em situação espontânea e com atividade lúdica do interesse da criança; procurando-se, assim, proporcionar um contexto comunicativo espontâneo.
Significado de Pragmático Que considera o aspecto objetivo das coisas, por oposição ao abstrato; objetivo. ... [Filosofia] Que se refere ou pertence ao pragmatismo; que tem o valor prático como critério de análise. Etimologia (origem da palavra pragmático). Do latim pragmaticus.a.um.
Dentre as avaliações da linguagem infantil disponíveis no País, uma das mais conhecidas e utilizadas é o teste de linguagem infantil ABFW, abordando as áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática.
Características do pragmatismo O pragmatismo é um método da filosofia que sustenta que o significado de um conceito, seja ele uma frase, texto, palavra ou discurso, consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação, ou seja, uma afirmação sem relações com experiências, passa a não ter sentido.
O pragmatismo trata-se de um corrente que é determinada pelo seu bom êxito prático, já o utilitarismo trata-se do entendimento dos fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações.
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...
A educação, na visão deweyana, é "uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade". Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos.
Dewey, considerado pai do pragmatismo, defende o princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos dados. Atividades práticas e criativas ganham destaque, enriquecem o currículo e estimulam os pequenos para buscar suas próprias descobertas.
Dewey defendia que os conteúdos ensinados são assimilados de forma mais fácil quando associados às tarefas realizadas pelos alunos. No artigo de hoje vamos falar sobre John Dewey, professor e filósofo americano, que defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino.
Com relação ao aspecto lúdico da educação temos John Dewey, filósofo norte-americano que critica a educação como mera transmissão de conhecimentos, cultivado pelas escolas e propõe uma aprendizagem por meio de jogos, criticando aqueles que utilizam a atividade lúdica como simplesmente uma excitação física.
O pensamento educacional de Dewey está baseado no pragmatismo, uma concepção filosófica antagônica à filosofia tradicional platônica. ... O pragmatismo, diz respeito à prática, isto é, assevera que as verdades podem ser mutáveis dependendo da situação e da experiência vivida por cada indivíduo.
Para Dewey (1959a, p. 60-62), a filosofia não tem origem em elementos puramente intelectuais, mas sim de elementos sociais e emotivos. Tendo presente essa hipótese, as filosofias tradicionais passarão a ser entendidas dentro de um novo prisma no desenvolvimento das civilizações e da cultura.
A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações (CHAVES, ...
“Dewey faz severas críticas à educação tradicional, sobretudo à predominância do intelectualismo e da memorização. O fim da educação não é formar a criança de acordo com modelos, nem orientá-la para uma ação futura, mas dar-lhe condições para que resolva por si própria os seus problemas”.