Mera exposição à radiação solar não gera pagamento de adicional de insalubridade. Para que um funcionário receba adicional de insalubridade por exposição à radiação solar, é preciso que haja comprovação de que os níveis de tolerância foram ultrapassados, conforme norma específica do Ministério do Trabalho.
10 danos provocados pelo sol. A exposição solar por período maior que 1 hora ou nos horários entre 10h da manhã e 16h podem trazer malefícios para a pele, como queimaduras, desidratação e risco de câncer de pele.
Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.
Os raios solares danificam as cutículas da fibra capilar, aumentando a exposição delas e reduzindo a proteção natural. Com isso, a tendência é perder a hidratação e oxidar os pigmentos, Quem tem cabelo colorido também pode perceber a cor mais desbotada, além do toque áspero e do aspecto opaco.
No entanto, alguns critérios podem ser considerados universais. Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.
Para bronzear com mais segurança, é importante tomar sol antes das 10 e depois das 16 horas, aplicando filtro solar adequado ao tipo de pele, para protegê-la dos raios solares que são nocivos para a pele.