Pontos positivos da transposição do Rio São Francisco
O rio São Francisco enfrenta sérios problemas ambientais. A presença de usinas hidrelétricas alterou a vazão normal do rio e de seus tributários, além de provocar o assoreamento do rio com a retirada da vegetação em volta dele.
O rio ainda é poluído pelos esgotos e lixos de grandes e pequenas cidades nele despejados, pelo assoreamento, causado pelo desmatamento dos cerrados com projetos agropecuários, pelos garimpos artesanais de diamante, pelas carvoarias e pelo uso de agrotóxicos.
O projeto de transposição do São Francisco surgiu com o argumento sanar essa deficiência hídrica na região do Semi-Árido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem.
O primeiro projeto consistente surgiu no governo João Batista de Oliveira Figueiredo, quando Mário Andreazza era Ministro do Interior, após uma das mais longas estiagens da história (1979-1983) e foi elaborado pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS).
Resposta. Resposta: A transposição do rio São Francisco foi bastante interessante pois levou água à populações onde a água era escassa .
A forma de elaboração do projeto prevê uma distribuição hídrica que pode abastecer mais de 300 cidades da região Nordeste. Aumento da renda e da quantidade de vagas de empregos nas regiões das obras. Retomada da produção rural em áreas que se tornaram improdutivas em razão da seca.
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
A obra da transposição do Rio São Francisco está perto da conclusão após 12 anos de trabalho e 7 de atraso. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O megaprojeto destina, desde o início, R$ 1 bilhão para mitigar impactos ambientais.
Quando todas a estruturas e os sistemas complementares estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
As obras têm como objetivo levar as águas do "Velho Chico" para o sertão nordestino e atenuar os efeitos da seca. O eixo leste da transposição do Rio São Francisco foi inaugurado no início de março, levando as águas do “Velho Chico” para o agreste de Pernambuco e para a Paraíba.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas.
O rio São Francisco corre na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, banha cidades históricas, povoados, praias fluviais e atravessa cânions. No estado de Alagoas estão instaladas as Usinas Hidrelétricas Delmiro Gouveia, Moxotó e Xingó, que fornecem energia para grande parte da Região Nordeste.
→ Energia. Ao longo do Rio São Francisco, foram instaladas usinas hidrelétricas para geração de energia. O rio apresenta um enorme potencial e garante fornecimento de energia elétrica para diversas regiões. As usinas são: Sobradinho, Apolônio Sales, Paulo Afonso (I, II, III e IV), Luiz Gonzaga e Xingó.
A construção das barragens, apesar de afetar a atividade pesqueira, representa uma importante atividade proporcionada pelo São Francisco: a geração de energia. Foram instaladas ao longo do rio diversas usinas hidrelétricas como a de Sobradinho, Apolônio Sales, Xingó, Paulo Afonso (I, II, III e IV) e Luiz Gonzaga.
É um rio de grande importância para a população da região que o utiliza para a navegação, irrigação, abastecimento de água e produção de energia elétrica. ... Por suas águas são transportadas mercadorias e pessoas. Também é chamado "rio da integração nacional", pois liga a região Nordeste com a Sudeste.
O Rio São Francisco desloca-se em boa parte do semiárido nordestino, estendendo-se por regiões de clima semiárido, árido e úmido. Tem, aproximadamente, 2.
O rio São Francisco é navegável em 1 371 quilômetros, entre Pirapora e Juazeiro / Petrolina, para a profundidade de projeto de 1,5 metros, quando da ocorrência do período crítico de estiagem (agosto a novembro).
Top 10 rios mais profundos do mundo
Congo é o rio
Hoje, listamos para vocês alguns dos rios ao redor do mundo mais perigosos. Confira!...