EQST

Oleoduto?

Oleoduto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Um pipeline é um sistema de tubos para o transporte de petróleo para as refinarias ou portos marítimos. No caso de transporte de gás, o procedimento é o oleoduto.

A ideia deste sistema é baseado em uma obra de engenharia já desenvolvido pelos romanos para transportar a água: o aqueduto.

Um gasoduto é uma infra-estrutura técnica complexa, que são canalizados tubos e tanques de armazenamento subterrâneo de petróleo e estações são instalados para dirigi-lo.

A estrutura de um oleoduto

De um ponto de vista técnico, a construção de um pipeline envolve certos elementos básicos: estações de bombagem turbinas accionadas, turbogeradores, o revestimento do tubo para evitar fugas de petróleo, sistemas de protecção contra a corrosão, o trabalho de terraplanagem e assim por diante .

A complexidade desta infra-estrutura é baseada em três variáveis: é um trabalho que pode afetar uma área de centenas de quilômetros, para construí-lo é necessário combinar diferentes disciplinas técnicas e com a participação de profissionais de diversas áreas e, por fim, qualquer infra-estrutura, existe uma necessidade de avaliação do impacto ambiental.

O impacto ambiental

Alguns gasodutos que atravessam vários países e sua construção é a chave para as economias dos países produtores de petróleo. No entanto, a sua implementação envolve uma alteração de ecossistemas diferentes, que podem ser afetadas de várias maneiras (a expulsão de uma espécie de um território, a sua extinção final, alteração das propriedades dos solos naturais e muitos outros).

Analisar como evitar impacto ambiental

Para minimizar os riscos potenciais, um impacto ambiental, de modo a reduzir ao máximo ou inconvenientes que podem ocorrer é feito desaparecer. Neste sentido, não pense apenas na natureza, mas algumas comunidades também podem ser vítimas destas infra-estruturas. Além disso, o impacto negativo pode afetar sítios arqueológicos ou sistemas de circulação.

Enquanto o benefício económico de um oleoduto pode ser evidente em estudos de viabilidade antes da construção é conveniente avaliar uma alternativa possível para ser viável e, para evitar estes riscos (por exemplo bruto transporte através de navios-tanque).