EQST

Iva?

Iva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

IVA é realmente uma abreviatura que é comumente usado para se referir ao Imposto sobre Valor Agregado é um imposto indirecto sobre o consumo e que aqueles que estão na América Latina vai saber mais do que bem como ele é aplicado para a maioria das compras diárias realizada no supermercado, no shopping e muitas outras lojas, enquanto em Espanha, o mesmo imposto, como é chamado imposto sobre Valor Agregado.

Mas, para esclarecer melhor o conceito deste imposto especial que a maioria dos consumidores são “vítimas” será necessário aprofundar em primeiro lugar no conceito do que é um imposto indirecto.

Um imposto indireto é aquele que vai não ser percebido pelo Tesouro diretamente da pessoa que carrega o fardo do imposto, mas será aplicada para as transferências a título oneroso de bens ou serviços, então, que carrega a carga fiscal sobre as contas finais será o consumidor final desses produtos e serviços. Cada participante desta cadeia de valor acrescentado chamada deve pagar ao seu antecessor imediato para o preço cobrado por este imposto, mas, ao mesmo tempo receber de seu sucessor nessa cadeia, o valor correspondente ao imposto associado com o preço facturado. Cada participante nesta cadeia como dissemos, exceto para o consumidor final, será responsável perante a autoridade fiscal competente para liquidar e pagar como ditames e estabelece a lei comercial de cada país que se aplica a diferença remanescente entre o IVA pago e IVA cobrado e do crédito fiscal, débito, respectivamente.

cálculo do IVA é uma conta que qualquer empresa ou usuário final pode realizar, porque é um cálculo muito fácil. Antes de tudo, depende do valor que o IVA tem no país no qual pretende calcular, por exemplo, no México o seu valor é de 15 na Argentina é 21, então multiplicado por 15 ou por 21 e dividido por 100. Este quantidade é incorporada no valor inicial da mercadoria para estimar o pagamento final para cada aumento indivíduo.

Este imposto especial de consumo é uma das principais contribuições fiscais na região da América Latina. Embora, sem dúvida, gerar recursos importantes para os cofres públicos que poderiam ser úteis para a comunidade quando administrado de forma transparente, o consumidor vê uma recarga significativo sobre o preço final a ser pago para cada produto afetado pelo IVA. Estratégias para reduzir o impacto do reembolso parcial do imposto, no caso da Argentina, as compras por meio eletrônico têm um retorno ao consumidor 5% de IVA, com excepção dos combustíveis mencionados, em que o montante é menor.

Outra proposta para reduzir a carga tributária tem sido a de eliminar o imposto para determinados produtos (leite, pão, água) ou para mercadorias, tais como livros ou software. Isto é particularmente importante, especialmente em países com alta inflação, que multiplica os efeitos deletérios do IVA sobre o bolso do cidadão comum.