A idéia de igualdade no campo da matemática afirma que dois objetos são iguais se eles são o mesmo objeto. Assim, 1+ 1 e 2 referem-se ao mesmo objecto matemático. E o fato de que ambos são a mesma é expressa através do sinal =. Assim, igualdade matemática é composto por dois membros distintos: o membro do lado esquerdo e antes de o sinal = eo membro direito é após o =.
Se acrescentarmos a igualar o mesmo número de ambos os lados, um outro igualdade ocorre (por exemplo, igual 5 + 3 = 8 por adição de 2 nos dois lados da igualdade igualdade é criado com valor 10). O mesmo acontece se subtrair o mesmo número a ambos os lados da igualdade, se multiplicar ou dividir. Em todos estes casos ainda produziu outra igualdade matemática.
Os antigos egípcios e babilônios operações matemáticas realizadas normalmente para executar cálculos aritméticos. No entanto, o sinal = foi introduzido na linguagem matemática no século XVI de nossa era. O primeiro uso foi um matemático galês chamado Robert Recorde e escolheu este símbolo por considerar que duas linhas paralelas simbolizam bem a idéia de igualdade (difícil encontrar duas coisas que são mais iguais). Este matemático foi também o primeiro a usar o + e – para indicar a adição ea subtração.
No século XVI, os antigos métodos matemáticos foram refinados para responder às necessidades de negócio, bancário incipiente e da ciência em geral. Para realizar essas tarefas era necessário criar uma nova linguagem de símbolos e unificá-los na comunidade científica.
Antes do século XVI linguagem matemática utilizada abreviaturas que representam diferentes conceitos e operações. Este sistema foi eficaz, mas não é suficientemente clara. Assim, o simbolismo era uma ferramenta extremamente útil para a consolidação de matemática.
Inicialmente foi utilizado no contexto britânico, mas em poucas décadas este novo sistema foi imitado em toda a Europa e depois em todo o mundo. Deve-se ter em mente que em cada país foi utilizada uma própria simbologia matemática e essas diferenças impedido a compreensão ea própria matemática universais. A lembrar anecdotally que o filósofo e matemático francês Descartes usou um similar ao sinal de infinito para simbolizar o conceito de igualdade.