EQST

Corralito?

Corralito? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como foi estabelecida na Argentina em 2001 para restringir a retirada de dinheiro de contas bancárias antes da onda de fuga de capital dos bancos

Um cercadinho é o termo historicamente usado para designar aquele pequeno fechado com redes mosquiteiras, que servem de paredes e chão macio, e em que as crianças que ainda não andam ou não pode andar sozinho colocado .

Agora, há alguns anos, este termo foi capturado e não popularizado agradavelmente na Argentina, em dezembro de 2001, para se referir a uma medida econômica tomada pela administração do presidente Fernando De la Rua e consistiu na restrição dispor livremente de dinheiro, quer pesos ou dólares, que foram depositados em bancos em depósitos formatos de hora, poupança ou contas correntes.

Leva a uma tremenda crise económica, social e política renunciando presidente De la Rúa

O estabelecimento do corralito em 3 de Dezembro de 2001 pelo então ministro da Economia Domingo Cavallo tinha a missão de evitar a onda de fuga de dinheiro dos bancos que estão previstos e queda do sistema financeiro.

Embora a proposta Cavallo tentou evitar o cenário acima mencionado e promover uma maior penetração bancária, que ela também evitar a evasão, a medida acabou causando uma crise econômica tremenda no país à instabilidade social e política que havia atormentado foi adicionado o governo de la Rua, que terminou abruptamente como sabemos, demitiendo o cargo de presidente até o final de dezembro de 2001.

Panelaços: Manifestações de poupadores

O descontentamento popular ea raiva que provocou a medida restritiva levou a depositantes maciçamente combinação para derrubar ruas do país exigindo suas economias tinham legitimamente obtidos e depositados. O sentimento de golpe foi tal que manifestações populares espalhados por vários dias em todo o país, e foram caracterizados pelo uso de panelas manifestantes buzinou ao mesmo tempo demonstrando nas ruas do Congresso ou maio, entre outros.

A maioria dos poupadores ações de proteção constitucional arquivado na corte para o retorno das suas poupanças, no entanto, a desvalorização e pesificação impulsionado pelo presidente interino Eduardo Duhalde complicado poupadores de obter os dólares que tinha depositados. Em dezembro de 2002, um ano após o corralito foi lançado.

Como resultado da popularidade alcançada a designação desta medida é tão único e sem precedentes conceito que mais tarde mudou-se para outros países que tiveram de tomar esta medida, um dos últimos casos foi para a Grécia.