A palavra córtex vem do latim casca, sendo a camada mais externa do cérebro. O corpo caloso liga o lado esquerdo e direito do córtex cerebral. Os lobos são as principais divisões físicas do córtex. Phineas Gage (cont.)
O córtex cerebral é responsável por muitas das funções mentais mais complexas e desenvolvidas, como a linguagem e o processamento de informações....Córtex Cerebral.
Área de Brodmann é uma região do córtex cerebral definida com base nas suas estruturas citoarquitetonicas e organização de suas células. Originalmente definidas e numeradas pelo alemão anatomista Korbinian Brodmann baseadas na organização citoarquitetural dos neurônios que ele observou no córtex cerebral.
Estas estruturas estão envolvidos em atividades complexas, como a memória, a emoção, o prazer e a produção hormonal. ... Elas atuam como centros de informação do sistema nervoso, pois transmitem e modulam informações que passam para as diferentes áreas do cérebro.
O córtex cerebral é a camada mais superficial do cérebro, e compõe a maior parte da substância cinzenta do cérebro. Existe também um córtex cerebeloso, que forma a camada superficial do cerebelo (ou pequeno cérebro). O córtex cerebral tem 2-5 mm de espessura, e é responsável por cerca de 80% da massa total do cérebro.
O córtex cerebral é a fina camada de substância cinzenta que recobre o cérebro. Ele é uma das regiões mais importantes do Sistema Nervoso Central (SNC). Ele recebe impulsos de todas as vias da sensibilidade, sendo o responsável pela interpretação e resposta de todas essas informações.
É a camada externa do caule e da raiz das plantas vasculares sem crescimento secundário, limitada externamente pela epiderme e internamente periciclo nas raízes e pelo cilindro vascular nos caules.
Área de Brodmann 4. É a região primária do sistema motor e trabalha em associação com outras áreas motoras, incluindo o córtex pré-motor, a área motora suplementar, o córtex parietal posterior e várias regiões do cérebro subcortical, para planejar e executar movimentos. ...
A grande função do sistema límbico nos seres humanos é coordenar as atividades sociais que possibilitam a manutenção da espécie através de sua vida em sociedade. As emoções e sentimentos só são possíveis através do funcionamento do sistema límbico.
O processo neuropsicológico mais importante relacionado com o córtex pré-frontal é a função executiva. ... Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal.
Um tipo de meditação em particular, chamada meditação de atenção focada, apresenta níveis mais altos de atividade no córtex pré-frontal e parietal. Veja como fazer isso: Sente-se confortavelmente, com os olhos abertos, em uma sala silenciosa livre de distrações.
Lesões no córtex pré-frontal resultam em deficits de memória e atenção com variáveis níveis de recuperação, observados em cada indivíduo. As informações da pesquisa de Bradley Voytek mostram que o processo cognitivo associado ao córtex pré-frontal é mais plástico do que se pensava e é propenso à recuperação.
O hipocampo é uma estrutura do cérebro encaixada profundamente no lóbulo temporal de cada córtice cerebral. É uma parte importante do sistema límbico, de uma região cortical que regule a motivação, emoção, aprendendo, e de memória.
Quando uma pessoa sofre uma lesão no hipocampo, ela fica impossibilitada de criar novas memórias, passando a ter a impressão de estar num lugar desconhecido constantemente. Suas novas experiências não são armazenadas, mesmo que as lembranças mais longínquas estejam íntegras.
O hipocampo desempenha um papel crítico na formação, organização e armazenamento de novas memórias, além de conectar certas sensações e emoções à essas memórias. O Hipocampo também desempenha um papel na consolidação de memórias durante o sono.
Exercícios aeróbicos aumentam o hipocampo, melhorando a memória dos adultos mais velhos. Muitos estudos associam exercícios físicos a uma melhor saúde cerebral em idades mais avançadas. Agora, um novo experimento revela mais sobre como a atividade aeróbica pode ajudar a fortalecer o cérebro ao reforçar o hipocampo.
Praticar exercícios aeróbicos Segundo um estudo, conduzido por uma equipe de investigadores americanos, o exercício físico aumenta o tamanho do hipocampo (que se localiza no lobo temporal do cérebro e é responsável pela consolidação de novas informações) e melhora a memória.
Confira algumas que podem te ajudar:
Como melhorar o desempenho cognitivo?
Aprenda 6 exercícios que aumentam a função cognitiva do cérebro
O treino cognitivo consiste em propor um programa de atividades através do qual são estimuladas diversas funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, velocidade de processamento, etc.. Deve ser planejado de modo a atender o perfil cognitivo de cada pessoa.
Para melhorar a capacidade de memória, é fundamental dormir 7 a 9 horas por dia, fazer exercícios específicos como jogos com palavras, reduzir o estresse e comer alimentos como peixe, porque é rico em ômega 3, que é importante para manter o cérebro saudável e funcional.