Porque nos materiais ferromagnéticos, os momentos magnéticos atômicos estão todos alinhados paralelamente entre si, dando origem a um forte momento de dipolo em escala macroscópica, ou seja, apresentando magnetização muito mais intensa do que aquela que pode ocorrer em substâncias paramagnéticas ou diamagnéticas.
A permeabilidade magnética, cujo símbolo é , é uma constante de proporcionalidade, dependente do material e da sua preparação, que relaciona a indução magnética do material num determinado ponto, em função do campo magnético existente no ponto.
São substâncias ferromagnéticas somente o ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades. As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs.
Os materiais podem ser classificados, de acordo com as suas propriedades magnéticas, em três tipos: ferromagnéticos, diamagnéticos e paramagnéticos. O magnetismo é uma propriedade dos átomos que tem origem em sua estrutura atômica.
Os materiais ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado.
Domínios magnéticos Ocorre que alguns materiais – como, por exemplo, o ferro e o níquel – apresentam uma direção predominante para o movimento de suas correntes internas; e o campo magnético associado aos pequenos ímãs relacionados a essa direção predominante é suficiente para alinhar os demais domínios.
1. O que se entende por domínio magnético? Domínio magnético é uma região com a propriedade de apresentar certa organização magnética, isto é, ter seus dipolos magnéticos dotados de mesma orientação.
Hoje em dia, o eletromagnetismo e o magnetismo são usados como base para o aperfeiçoamento de muitos instrumentos do cotidiano. Do mesmo modo, ele pode ser utilizado para a produção de energia, ondas de rádio, aparelhos de comunicação, entre muitas outras aplicações em empresas de engenharia elétrica.
Encoste uma das pontas do ímã na superfície de metal da chave de fenda, indo da base à ponta (e somente nessa direção). Isso faz com que os campos magnéticos da ferramenta e do ímã em si se alinhem. Se a chave de fenda é muito grande, você pode magnetizar a metade que fica mais próxima da ponta.
Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos. Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxido de ferro Fe3O4). ... A força do imã é determinada por essa grandeza.
Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura acima, podemos enunciar a lei da força magnética: Polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem.