adjetivo Que se reclamou; reivindicado, pedido, solicitado. Etimologia (origem da palavra reclamado). Particípio de reclamar. substantivo masculino [Direito] Pessoa contra quem alguém dirige uma ação judicial.
Na tradicional reclamação trabalhista vislumbra-se, normalmente, o empregado na condição de reclamante e o empregador como reclamado, mas é perfeitamente possível termos a situação inversa, em que o empregador será reclamante e nem por isso deixaremos de estar diante de uma reclamação trabalhista.
Trata-se de instituto trazido ao ordenamento jurídico pátrio no Livro III da Parte Geral (Dos sujeitos do processo), Título III (Da intervenção de terceiros), Capítulo IV (Do incidente de desconsideração da personalidade jurídica), arts. 133 a 137 do CPC, cuja aplicação ao processo do trabalho emerge do art. 855-A da CLT, acrescentado pela Lei 13.467/2017. Trata-se de uma hipótese de intervenção de terceiros, que depende da instauração de incidente específico, a pedido da parte ou do Ministério Público (art. 133, CPC), com vistas a sistematizar os procedimentos que tornem viável a responsabilização dos sócios de pessoa jurídica na fase de execução do julgado, podendo ser promovido na fase de conhecimento e também quando a execução é fundada em título executivo extrajudicial (art. 134, CPC).
Diante dos expressos termos do art. 1º do Código Civil,7 é possível afirmar que todo homem tem a capacidade de ser parte. Não estão excluídos nem mesmo os nascituros, por força do art. 2o do mesmo diploma legal,8 e o mesmo se diga das pessoas jurídicas e pessoas formais (massa falida, herança vacante ou jacente e o espólio), cuja representação em juízo se faz nos termos do art. 75 do Código de Processo Civil.9
Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, se por doença ou qualquer outro motivo relevante, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão ou pelo seu sindicato (artigo 843, 2º, da CLT).
Trata-se de modalidade de intervenção passível de ocorrer em qualquer tipo de procedimento e em qualquer grau de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontra (art. 119, parágrafo único, do CPC).
Que foi objeto de reclamação ou reivindicação. Exemplo: Numa ação trabalhista a palavra reclamado se refere ao empregador. pois quem promove a ação é o empregado que se refere a palavra reclamante.
Nesta forma de assistência o interesse do terceiro interveniente limita-se ao resultado favorável da pretensão jurisdicional do assistido a quem adere, e daí ser possível afirmar que se está diante de uma assistência adesiva.
No processo do trabalho, desde a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho, se reconheceu aos maiores de 18 e menores de 21 anos, bem como às mulheres casadas a capacidade processual, pois sempre demandaram sem a assistência dos pais, tutores ou maridos, conforme disposto no art. 792 da CLT, revogado pela Lei 13.467/2017.
O Código de Processo Civil revogado se referia ao instituto como substituição das partes (art. 41, CPC/1973), o que poderia confundi-lo com a substituição processual. O CPC/2015 adota a expressão “sucessão das partes”, que se traduz na sucessão processual ou alteração subjetiva na demanda.
Contudo, a ampliação da competência material da Justiça do Trabalho, a partir da nova redação do art. 114 da Constituição da República, por meio da Emenda Constitucional 45, de 08.12.2004, trouxe para o universo desta Justiça especializada um número considerável de demandas que destoam daquelas que se estabelecem entre empregado e empregador, com vistas a assegurar o pagamento de salários atrasados e outras verbas tipicamente trabalhistas.
A decisão se baseou no artigo 844 da CLT, que dispõe que: “O não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão ficta quanto à matéria de fato”.
Com efeito, a forma como a Súmula se encontra redigida, dispondo a expressão “simples ou adesiva” entre vírgulas, poderia levar o intérprete a concluir que o Tribunal Superior do Trabalho pretendeu mencionar “simples ou qualificada”, mas não é crível que a mais alta Corte Trabalhista do país tenha laborado neste grande equívoco e tenha permanecido inerte, neste aspecto, durante todos esses anos.
“V – Em qualquer ação proposta pelo sindicato como substituto processual, todos os substituídos serão individualizados na petição inicial e, para o início da execução, devidamente identificados, pelo número da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de qualquer documento de identidade.
Reivindicar: 1 pedir, solicitar, requerer, pleitear, demandar, exigir, postular, pretender, reivindicar, vindicar. Queixar-se: 2 objetar, opor-se, protestar, queixar-se.
O contrário de reclamar é: 1. elogiar, enaltecer, encomiar, exaltar, louvar, valorizar, gabar.
A definição da palavra “reclamar” é muito clara e não dá margem para outra interpretação. Reclamar é exigir para si, reivindicar e, em outra abordagem, significa também queixar-se, protestar e lamuriar.
MURMURAR = Conversação mordaz e ofensiva; detração, maledicência. RECLAMAR = É uma demonstração de descontentamento de um indivíduo com o fito de fazer valer os direitos. Dai vemos que se você RECLAMAR poderá ajudar sua Paróquia e ou Comunidade a mudar o que esta errado.
1. Dizer em voz baixa, segredar. 2. Produzir murmúrio ou sussurro.
Aquele que desabafa consegue falar sobre outros assuntos, podendo se distrair com outras coisas (já o reclamão fica em “looping”, repetindo várias vezes as suas reclamações sem sair do lugar). A pessoa que desabafa costuma pedir ajuda com a intenção de enfrentar o seu problema.
1. Murmurar é negar a providência de Deus. O versículo 13 nos afirma que Deus é quem opera em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Este texto prova que Deus dirige cuidadosamente nossas ações segundo sua boa vontade.
Mentalize coisas boas, libere palavras de vida, deseje a felicidade e evite reclamar tanto! Nem todo mundo tem uma vida fácil. Já parou para analisar que o problema primordial está em nós, e não nas outras pessoas? Colhemos o que plantamos, todos os dias!
Significado de Murmurador Que provoca comentários, cochichos. substantivo masculino Aquele que fala mal dos outros, que difama; detrator, maledicente. Etimologia (origem da palavra murmurador). Murmurar + dor.
11 sinônimos de murmurar para 4 sentidos da palavra murmurar: 1 cochichar, ciciar. 2 murmurejar, murmurinhar, rumorejar.
Significado de Lamentar verbo transitivo direto Preocupar-se com; sentir aflição; lastimar-se por qualquer acontecimento negativo: lamentava os problemas da sua vida. Etimologia (origem da palavra lamentar).
Significado de Malandro substantivo masculino Aquele que vive em busca de prazeres e diversões; quem gosta de viver de modo boêmio, sem trabalhar, na malandragem.
Detratores é o plural de detrator. O mesmo que: acusadores, difamadores, maledicentes, ultrajadores, zoilos.
Significado de Injuriador adjetivo Em que há injúria; que causa difamação; que calunia; insultador. substantivo masculino Indivíduo que injuria; difamador. Etimologia (origem da palavra injuriador). Injuriado + or.
Significado de Inescusável adjetivo Que não se consegue escusar (desculpar); imperdoável. Que não pode receber dispensa de; que não se consegue dispensar; indispensável.
Mulher de malandro A expressão normaliza a violência doméstica ao subestimar um assunto sério. Usar o termo, que se refere à mulher que apanha mas não larga o marido, é colocar na vítima a responsabilidade pela violência sofrida, absolvendo o agressor.
Os malandros são os grandes professores da Gira. ... Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.
Nunca tem tempo. O cafajeste passa pouco tempo com você e os momentos em que está ao seu lado são ruins. É inconstante, aparece em horários impróprios, impõe o ritmo que quiser e quando quer, deixa você refém de aparições repentinas. Você nunca sabe quando ele poderá estar com você.
5 Dicas de como identificar um cafajeste!
Saiba identificar um homem 'mulherengo' que pode estar disfarçando muito bem
19 sinais de que ele é o cara certo (e que você deveria dizer "...
13 sinais de que ele é o homem certo
15 sinais que você está saindo com a pessoa certa
Sobre esperar pela pessoa certa
Quando a pessoa certa chegar ela dará sentido a suas lágrimas e a toda sua jornada afetiva até então. Ela irá tirar seus medos e lhe mostrará o quanto esse sentimento pode curar. Porém, que quando ela chegar, você não espere alguém que te salve.
Coríntios 7:38 – “Assim, aquele que se casa com a virgem faz bem, mas aquele que não se casa faz melhor”. Salmos 27:14 – “Espere no Senhor. ... 1 Coríntios 7:32,35 “Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.