· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.
O termo velhice carrega uma série de conotativos pejorativos que marcam o estigma da experiência do envelhecimento, enquanto a terceira idade designa uma parcela da população idosa inserida nas práticas ética, estética e política de uma sociedade consumista.
Idoso é quem tem um pouco mais de idade; Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir. Idoso é quem ainda se renova a cada dia que começa; Velho é quem se acaba a cada noite que termina…
Significado de Moderno adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual.
A senescência abrange todas as alterações que ocorrem no organismo humano no decorrer o tempo e que não configuram doenças. São, portanto, as alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento. ... A senilidade, por sua vez, é um complemento da senescência no fenômeno do envelhecimento.
Esse é um processo relacionado com a passagem do tempo. A senescência é um período de mudanças relacionado com a passagem do tempo e que afeta a fisiologia do organismo, causando efeitos deletérios (danosos). Essas mudanças podem ser observadas em tecidos e órgãos tanto de plantas quanto de animais.
Dê uma olhada em alguns dos primeiros sinais de demência e saiba reconhecer o problema precocemente:
Conheça as principais causas de demência senil É decorrente do depósito de duas proteínas no cérebro: a proteína beta-amilóide e a proteína tau. Aproximadamente 5% dos indivíduos entre 65 e 75 anos de idade desenvolvem este quadro. Com o aumento da idade, a partir dos 85-90 anos, a perspectiva aumenta para quase 50%.