São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei... LEI No 5.
Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.
O Selo Nacional do Brasil é baseado na esfera da bandeira nacional. Nele há um círculo com os dizeres “República Federativa do Brasil”. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas.
Cruz Helvética e o Leão Norueguês, símbolos extraídos das Armas da Suíça e Noruega. Cruz de Oldenburgo e Águia da Prússia, recordando, como no 3º Quartel, a procedência dos fundadores e povoadores da antiga Colônia Dona Francisca.
Um ramos de trigo ao lado esquerdo e um de café ao lado direito ligados na parte inferior por um laço com as pontas flutuantes, de cor encarnada, que terá o dístico: - Estado de Santa Catarina – escrito em letras brancas circundarão a mesma águia sobre o qual se formará o barrete frígio.
O barrete frígio simboliza as forças republicanas que nos regem; O ramo de trigo simboliza a lavoura da terra; O ramo de café simboliza a lavoura do litoral; O escudo contém a data da implantação da República em Santa Catarina em 17 de novembro de 1889; A chave lembra que Santa Catarina é ponto estratégico de Primeira ...
A Âncora simboliza local com segurança conforme as tradições navais; A Águia representa as forças produtoras; O Escudo polonês contém a data da implantação da República em Santa Catarina, em 17 de novembro de 1889; O Ramo de Trigo simboliza as lavouras do interior.
Araponga
Imbuia