Diluir dois frascos de 120 ml do IMOLAC em 600 ml de suco de laranja ou limão, coados sem açúcar. Tomar 1 copo a partir das 4 horas da manhã, a cada 15 minutos. Após tomar o preparo, ingerir bastante líquido (água de coco, sucos coados, chás e isotônicos (Gatorade de cor clara).
Tomar comprimidos de Plasil® às Tomar de Manitol à 20% entre (ou 100 gramas de Manitol em pó misturado em um copo grande de água) – tomar no intervalo de 30 minutos.
Dieta líquida No dia anterior à colonoscopia deve-se começar uma dieta líquida, que inclua sopas ou caldos sem gordura e sucos coados e diluídos em água, para diminuir a quantidade de fibra presente. Pode-se ainda ingerir água, gelatina líquida (que não seja vermelha ou roxa) e chá de camomila ou erva-cidreira.
Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.
Véspera do Exame: Dieta: Pode tomar água, chá, sucos coados, refrigerantes, leite de soja, café preto, chimarrão, caldo de sopa (não liquidificar). Não ingerir suco de uva, beterraba e leite de origem animal e derivados.
Na véspera do exame A dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos, como purê, arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo ou sopa, macarrão sem molho, bolacha de água e sal e gelatinas claras.
A maioria dessas pessoas precisará repetir a colonoscopia após 3 anos, mas outras podem precisar repetir antes (ou depois) dos 3 anos, dependendo do tipo, tamanho e número de pólipos. A maioria dessas pessoas começará a realizar colonoscopias regularmente um ano após a cirurgia de retirada do tumor.
A colonoscopia é considerada negativa se o médico não encontrar nenhuma alteração nas estruturas estudadas durante o exame. Ou seja, um resultado negativo é um resultado normal na colonoscopia.
A colonoscopia, portanto, não é simples exame diagnóstico; é procedimento cirúrgico capaz de evitar o aparecimento do câncer de cólon. Embora seguro, o exame não é desprovido de riscos: em cada mil procedimentos, um a dois pacientes sofrem complicações que vão de sangramentos a perfurações da parede intestinal.
A colonoscopia é um exame bastante seguro. Porém, como qualquer procedimento médico, há sempre risco de problemas. A taxa de complicações é 0,2% e o risco de morte é de 0,007%. As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos.
O método tem basicamente duas indicações: investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal. Na primeira situação, a colonoscopia é indicada pelo médico assistente para investigação de determinados sintomas, como alteração de hábito intestinal e dor abdominal.
Após o exame, a persistência ou exacerbação de sinais e sintomas como: náuseas, vômitos, dor, sangramento, febre, distensão abdominal, fraqueza, taquicardia e outros, merecem atenção e o paciente deve comunicar seu médico ou se dirigir ao hospital para ser avaliado pela equipe médica.