Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.
Contribuir para a adequada tomada de decisão e para a racionalização de custos no setor público. Além de possibilitar o controle orçamentário, financeiro e patrimonial, o PCASP permite o registro de informações relacionadas ao curso dos serviços públicos o que é de suma importância para os gestores e sociedade.
Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao ...
Objetivos da Contabilidade Pública Cuidar do patrimônio e das suas variações; Controlar o orçamento e sua execução, como previsão e arrecadação de receita, fixação e execução da despesa, dentre outros; Registrar os fatos contábeis (modificativos, permutativos, mistos);
As razões para elaboração do PCASP - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público são: necessidade de melhor evidenciação dos fenômenos patrimoniais e a busca do tratamento contábil padronizado no setor público; atender todos os Entes da Federação e demais usuários da informação contábil; permiti a geração de uma base de ...
O Plano de Contas utilizado pelas entidades públicas é denominado PCASP. Ele traz todas as contas para que a Contabilidade do órgão público possa efetuar os devidos registros contábeis. ... Assim, o Plano de Contas passa a conter uma aparência equivalente ao Plano de Contas adotado pelas entidades empresariais.
As demonstrações contábeis definidas no campo de aplicação das entidades do setor público são: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstrações das Variações Patrimoniais, Balanço Patrimonial, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstrações do Resultado Econômico.
x.x.x.x.
Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados: São contas do ativo circulante ou ativo não circulante realizável a longo prazo, de natureza devedora.
A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabeleceu a exigência de que seja feita a consolidação nacional das contas públicas. ... 18 da Lei nº 10.
OFSS significa orçamento fiscal e da seguridade social.
5a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 É um exemplo de despesa por mutação patrimonial: subvenções sociais. aquisição de material permanente. juros e encargos pagos sobre a dívida interna e externa. pagamentos de serviços prestados por pessoa jurídica.
De modo geral, a elaboração da DMPL consiste na representação das contas do patrimônio líquido, das quais fazem parte o capital social, as reservas (de capital, de lucro, de reavaliação e das ações de tesouraria), além dos lucros e prejuízos acumulados.
Cinco Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público são publicadas
O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de ...
As demonstrações contábeis são documentos que uma empresa elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo período.
O termo demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, refere-se ao conjunto de relatórios contábeis preparados com o objetivo de fornecer informações sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa para os usuários externos, como investidores, clientes, fornecedores, bancos, governos, etc.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Trata-se de um relatório financeiro que tem por objetivo apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa em determinado período. ...
As demonstrações obrigatórias nesse caso são:
Quais são as demonstrações obrigatórias pela Lei 6.
As demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração ...
Para uma demonstração completa, os demonstrativos mais importantes são:
A resposta correta é a letra c) O balanço patrimonial e a demonstração dos resultados do exercício.
Demonstrações contábeis suscetíveis de análise Indubitavelmente, todas as Demonstrações Contábeis (DC) devem ser analisadas: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (ou Mutações do PL);
No caso de necessidade de diferenciação, basta recordar que a demonstração contábil geralmente é uma obrigação legal, enquanto a financeira normalmente trata de um tipo diferenciado de controle empresarial, que pode fornecer outras informações valiosas para a gestão financeira.
Na prática, a DVA é uma forma diferente de visualizar as informações da DRE. Em vez de demonstrar o resultado da empresa no período, ou seja, como chegou a determinado lucro ou prejuízo, na DVA os dados são organizados entre o que a empresa recebeu e o que ela pagou.